Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Apoios para a Transição Digital do Comércio e Serviços apresentados a 16 de dezembro

Apoios para a Transição Digital do Comércio e Serviços

Foram apresentados, dia 16 de dezembro, os apoios para projetos de investimento com vista à Transição Digital no Comércio e Serviços. As iniciativas dos Bairros Comerciais Digitais e das Aceleradoras do Comércio Digital incluem-se numa das componentes do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), financiado pelo fundo europeu de resposta da União Europeia à crise pandémica (Próxima Geração UE - Next Generation EU).  

A dotação destes investimentos ultrapassa os 100M€ e destina-se a promover e a apoiar a incorporação de tecnologia nos modelos de negócio das empresas, combinando-a, no caso dos Bairros Comerciais Digitais, com um investimento claro nos vetores da proximidade, do urbanismo comercial e da digitalização da experiência de consumo.  


Por sua vez, as Aceleradoras do Comércio Digital procurarão apoiar a transição digital das empresas, avaliando o seu estágio de maturidade e propondo um plano de ação, por empresa, destinado à sua digitalização. Este plano de ação será acompanhado pelo financiamento de serviços digitais, acedíveis pelas empresas.

A sessão decorreu no Teatro Thalia, em Lisboa, e contou com a intervenção do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, do Secretário de Estado do Comércio, dos Serviços e da Defesa do Consumidor, João Torres, do Secretário de Estado da Transição Digital, André de Aragão Azevedo, bem como do Presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, João Vieira Lopes.

Complementarmente, realizou-se uma mesa redonda em que intervieram dois operadores económicos – Lethes Home e Casa Caravela - , duas estruturas associativas, UACS [União das Associações do Comércio e Serviços da Região de Lisboa e Vale do Tejo] e ACEPI [Associação Economia Digital] e a Direção-Geral das Atividades Económicas. 

A sessão pode ser consultada neste link.



  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões
  • TALKS 30 anos do mercado único europeu