Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Acordo de Comércio Livre UE-Vietname entra em vigor em agosto

Acordo de Comércio Livre UE-Vietname

O Acordo de Comércio Livre entre a UE e o Vietname entrará em vigor a 1 de agosto de 2020. Este será o segundo acordo comercial da UE com um membro da ASEAN - Associação de Nações do Sudeste Asiático, depois de Singapura, e o mais ambicioso estabelecido entre a UE e um país em desenvolvimento. 
 
O Comissário para o Comércio, Phil Hogan, comentou: "O acordo UE-Vietname tem um grande potencial económico, com ganhos para consumidores, trabalhadores, agricultores e empresas. E vai muito além dos benefícios económicos. Prova que a política comercial pode ser uma força para o bem. O Vietname já fez grandes esforços para melhorar os seus registos em matéria de direitos laborais graças às negociações comerciais. Uma vez em vigor, reforçará ainda mais o nosso potencial para promover e monitorizar reformas no Vietname".

O Vietname é o segundo parceiro mais importante da UE na região, logo depois de Singapura. Com este acordo comercial, os exportadores e investidores da UE terão acesso preferencial a um mercado de rápido crescimento de 95 milhões de pessoas, consolidando a sua presença numa das mais dinâmicas regiões do mundo.

Nos termos deste acordo de comércio, o Vietname eliminará 99% dos direitos aduaneiros aplicados às exportações da UE, num período até 10 anos. Com a entrada em vigor do acordo, 65% dos direitos aduaneiros aplicados pelo Vietname serão eliminados de imediato. O acordo também oferece novas oportunidades para os prestadores de serviços da UE, entre outros, em serviços às empresas, serviços ambientais e transporte marítimo. O Vietname também concordou em remover os obstáculos ao comércio em setores-chave (por exemplo, veículos automóveis e farmacêuticos).
  
Para mais pormenores sobre as oportunidades deste Acordo para a sua empresa, consulte a nossa ficha informativa ou a nossa área dedicada a este acordo, a que pode aceder aqui.

  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões