
2025 Flash Eurobarometer survey on Start-up, Scale-Up and Entrepreneurship

Foi publicado pela Comissão Europeia (COM), no dia 2 de julho, o ”2025 Flash Eurobarometer survey on Start-up, Scale-Up and Entrepreneurship”. O inquérito, à escala europeia, recolheu opiniões de mais de 17 000 empresas, incluindo 13 000 na UE-27. Destas, 5% identificaram-se como start-ups e 18% como scale-ups.
O inquérito destaca a forte ambição das PME e os desafios persistentes ao seu crescimento. A complexidade regulamentar (64%) continua a ser o principal obstáculo, seguindo-se os atrasos de pagamento (39%) e o acesso limitado ao financiamento (27%).
Apesar disso, as perspetivas de crescimento das PME são, em geral, positivas. Desde 2021, quase metade das PME registou um aumento do volume de negócios e do emprego. No entanto, a sua expansão continua a ser difícil. As PME orientadas para o crescimento apontam a escassez de competências, os elevados preços da energia, as pressões concorrenciais e os encargos regulamentares como os principais obstáculos. A maioria das PME (70%) continua a operar a nível nacional, embora cerca de um quarto esteja também ativa em todo o mercado único.
Relativamente aos “Terrible Ten" obstáculos ao mercado único da UE, destacam-se as regras e autorizações em matéria de tributação/IVA, seguidas do destacamento de trabalhadores, do reconhecimento de qualificações e da regulamentação relativa às transferências de resíduos.
Apesar destes desafios, o inquérito revela um panorama de PME resilientes e virado para o futuro, com um potencial inexplorado significativo.
Mais informações e acesso às Country Fact Sheets aqui.
03-07-2025