Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

12.ª Convenção RSO PT|24nov|10H

12.ª Convenção RSO PT

A crise sanitária pôs à prova os padrões relacionais e comportamentais, assim como as dinâmicas organizacionais e empresariais estabelecidas. Pessoas e organizações foram confrontadas com a necessidade de (re)criar, num tempo curto, um “novo normal” para responder a uma emergência sanitária. O choque simultâneo na oferta e procura fragilizou profundamente a economia e o crescimento. Em matéria de segurança sanitária e económica, os limites e as fragilidades das atuais cadeias de fornecimento globais foram questionados. A COVID-19 “acelerou” o futuro, por força da necessidade de aplicação das novas tecnologias digitais. Observou-se que as abordagens à crise sanitária foram distintas à escala global, reforçando, menorizando ou atropelando valores sociais, que fazem parte, em graus diferenciados, do acervo das sociedades mais avançadas: a ética e a responsabilidade social, a solidariedade, a sustentabilidade, a cooperação, a igualdade, a liberdade, os direitos humanos, a inclusão e a cidadania, são alguns desses valores. 


Para o futuro, colocam-se várias questões: O trabalho remoto veio para ficar? Os novos modos de aprendizagem e educação/formação à distância vão acelerar? Novos modelos de negócio testados no contexto da pandemia vão ganhar terreno? Poder-se-ão esperar mudanças significativas nas cadeias de fornecimento globais? Como é que as agendas da sustentabilidade e do digital vão moldar as cadeias de valor das empresas, o empreendedorismo, a inovação e a competitividade? E quais vão ser as prioridades da recuperação e do crescimento? Como criar valor nas organizações, cumprindo padrões exigentes de responsabilidade social? Como mobilizar a sociedade e as organizações em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável? Como fazer face a desigualdades económicas e sociais, evidenciadas no contexto da pandemia? 


A Rede Portuguesa de Responsabilidade Social (Rede RSO PT), por ocasião do seu 13.º aniversário, entende que estas questões são pertinentes para um debate público. Neste sentido, a Rede RSO PT convida todos os interessados a participarem na 12.ª Convenção Anual da Rede RSO PT, que se irá realizar em formato Webinar, via Teams, no dia 24 de novembro às 10H. Consulte o programa do evento, e registe-se através do formulário de inscrição.


  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões