
1.º Aniversário do Pacto Português para os Plásticos

No dia 4 de fevereiro de 2021 fez um ano que a DGAE se associou ao Pacto Português para os Plásticos (PPP), na qualidade de membro institucional e também como membro do respetivo Advisory Board.
O PPP é coordenado pela Associação Smart Waste Portugal e conta com o Alto Patrocinio de Sua Excelência o Presidente da República, com o apoio institucional do Ministério do Ambiente e Ação Climática, do Ministério da Economia e da Transição Digital e do Ministério do Mar e é ainda parte da Rede dos Pactos para os Plásticos da Fundação Ellen MacArthur.
Durante o primeiro ano de atividade e no contexto dos 6 Grupos de Trabalho que integram o PPP e que contam com a participação de diferentes grupos de interesse no domínio do plástico (universidades, administração central e local, indústria, entidades gestoras de fluxos específicos, etc.), foi iniciado o trajeto para, em 2025, se atingirem os seguintes objetivos e metas ambiciosos:
- Garantir que 100% das embalagens de plástico são reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis;
- Garantir que 70%, ou mais, das embalagens plásticas são efetivamente recicladas, através do aumento da recolha e da reciclagem;
- Incorporar, em média, 30% de plástico reciclado nas novas embalagens de plástico;
- Promover atividades de sensibilização e educação aos consumidores (atuais e futuros) para a utilização circular dos plásticos.
Parabéns ao Pacto Português para os Plásticos!
Que continuem motivados para, em conjunto, prosseguir com mais iniciativas promotoras de uma maior sustentabilidade dos plásticos em Portugal!