Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Workshop sobre a Incubação e Aceleração Empresarial em Portugal | Lisboa, 25 de março de 2024

A Direção Geral das Atividades Económicas do Ministério da Economia e do Mar, em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e a DG REFORM, realizou um workshop intitulado "Strengthening Portugal’s Incubation and Acceleration System: Lessons from International Programs".


O workshop teve como objetivos principais partilhar e debater os resultados preliminares da avaliação da OCDE sobre o sistema de incubação e aceleração de empresas em Portugal, conhecer algumas das melhores práticas internacionais em incubação e aceleração de empresas e como essas experiências podem ser replicadas para fortalecer o sistema nacional em Portugal. Suzy Rigby, da Innovate UK, e a Professora Helen Lawton-Smith, da Universidade de Londres, apresentaram as principais características e fatores de sucesso dos Centros Catapult do Reino Unido. Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer as iniciativas de política do Estado de Nova York nos Estados Unidos da América, apresentadas pelo Professor Sarfraz Mian, da Universidade Estadual de Nova York em Oswego. 


O evento, realizado em formato virtual, contou com a participação de diversas entidades do ecossistema nacional de incubação e aceleração empresarial, incluindo não só centros de incubação/aceleração como também governos regionais e administração local, universidades e associações empresariais e civis.


Ao longo da sessão, os participantes foram convidados a participar ativamente sobre os diversos tópicos relacionados com políticas de promoção da incubação e aceleração de empresas. Foram debatidas questões como as atividades e práticas das principais incubadoras e aceleradoras a nível nacional e internacional, o papel do governo no apoio aos ecossistemas e que lições poderão ser transferíveis para Portugal.


Com uma abordagem colaborativa e orientada para a discussão de soluções, o evento proporcionou assim uma plataforma única para as entidades do ecossistema nacional de incubação e aceleração, marcando um passo importante no diálogo para o desenvolvimento das políticas de apoio neste âmbito.


Este workshop faz parte do projeto “Strengthening Portugal’s policy frameworks to stimulate the greening of Small and Medium-sized Enterprises (SME) and green entrepreneurship and to support start-ups and scale-ups in industrial ecosystems through incubation and acceleration”, sob o Instrumento de Assistência Técnica apoiado pela DG REFORM da Comissão Europeia. Com este projeto pretende-se, por um lado, intensificar os esforços para impulsionar a transição verde das PME e fomentar a criação e expansão de empresas verdes em fase de arranque (start-up verdes) e, por outro, reforçar o apoio a PME e start-ups inovadoras nos ecossistemas industriais através da avaliação da adequação da rede nacional de incubadoras e aceleradoras. No final do projeto, serão apresentadas recomendações de política e planos de ação para Portugal nestas duas vertentes.


02-04-2024


  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões