
UE lança plano para promover mulheres na ciência, inovação e startups
Em consulta pública até 23 de fevereiro de 2026, a Comissão Europeia lançou a iniciativa Action Plan for Women in Research, Innovation and Startups, convidando cidadãs e cidadãos, entidades públicas, instituições científicas e empresas a contribuir para a definição de medidas que promovam uma maior participação e liderança das mulheres na investigação, inovação e no ecossistema das start-up.
A iniciativa enquadra-se num contexto em que persistem desigualdades estruturais de género. Em Portugal, apesar de as mulheres representarem a maioria no ensino superior e 58% da investigação científica no setor público, continuam sub-representadas no setor privado da investigação e inovação, onde predominam os homens — setor geralmente associado a níveis remuneratórios mais elevados.
O Boletim Estatístico 2025, da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, evidencia que as diferenças salariais entre mulheres e homens persistem em todas as categorias profissionais e setores de atividade. Estes dados são confirmados pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), que assinala que, em média, as mulheres em Portugal recebem 12,5% menos salário base do que os homens.
De acordo com o Gender Equality Index 2025 do EIGE, as mulheres representam apenas 35% dos membros dos conselhos de administração das maiores empresas cotadas em Portugal, evidenciando que a presença feminina nos centros de decisão económica continua limitada.
Acresce que, embora Portugal apresente uma percentagem de mulheres diplomadas em áreas STEM acima da média da União Europeia (36,5% face a 33,5%), apenas uma em cada cinco pessoas licenciadas nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação é mulher, limitando o acesso feminino a áreas de maior crescimento e valorização salarial.
O Plano de Ação europeu pretende responder a estes desafios, promovendo condições mais equitativas no acesso ao financiamento, na progressão de carreira científica, na liderança e na criação de startups tecnológicas lideradas por mulheres.
Os contributos podem ser submetidos através da plataforma “Have Your Say”
27-01-2026












