Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Relatório sobre a literacia financeira de empresários de micro e pequenas empresas I Portugal 2021

Foi apresentado no dia 18 de julho 2022, o Relatório sobre a literacia financeira de empresários de micro e pequenas empresas - Portugal 2021, que vem mostrar  que os empresários de micro e pequenas empresas portuguesas apresentam dos maiores níveis de literacia financeira entre 14 países da Rede Internacional de Educação Financeira da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento na Europa (OCDE/INFE).


Em Portugal, o inquérito promovido pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros e pelo Ministério da Economia e do Mar, foi realizado entre julho e agosto de 2021, em formato online, junto de uma amostra de 1541 empresas com menos de 50 trabalhadores. O estudo integrou o primeiro exercício de comparação internacional da literacia financeira destes empresários, promovido pela presidência italiana do G20 no âmbito da Global Partnership for Financial Inclusion, com base no questionário desenvolvido pela International Network on Financial Education (INFE) da OCDE, contando com a participação de 14 países.


De acordo com os resultados do 1.º Inquérito à Literacia Financeira aos empresários (proprietários e gestores) de micro e pequenas empresas em Portugal, os empresários portugueses ficam em 1.º lugar no indicador global de literacia financeira nas empresas até nove trabalhadores e em 2.º lugar nas empresas entre 10 e 49 trabalhadores. 


Reconhece ainda que as empresas que beneficiaram das medidas de apoio adotadas pelo Governo foram aquelas mais afetadas pelos impactos da Covid-19, reforçando assim o papel destas medidas na salvaguarda da sustentabilidade financeira destas empresas.


Os resultados obtidos permitem ainda concluir que o grau de literacia financeira dos empresários, para além da sua importância para a tomada de decisões financeiras, pode também constituir um fator mitigante do impacto negativo nas empresas decorrente da crise pandémica. O estudo salienta igualmente a importância da digitalização no recurso a medidas de apoio pelas empresas face ao impacto negativo da crise da Covid-19.

 

Aceda ao estudo aqui.


22-07-2022



  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões