Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Rede de Polos de Inovação Digital

Rede de Polos de Inovação Digital














Foi publicado em Diário da República, a 25 de junho, o Despacho n.º 6269/2021, que procede ao reconhecimento dos Polos de Inovação Digital para integração na Rede Nacional e à sua designação para acesso à Rede Europeia, através de concurso específico a abrir pela Comissão Europeia no âmbito do Programa Europa Digital.

 

Nos termos do Despacho n.º 6269/2021,  e conforme previsto no Regulamento do Processo de Reconhecimento dos Polos de Inovação Digital e de Acesso à Rede Europeia, Despacho n.º 12046/2020, de 11 de dezembro, foram reconhecidos dez Polos de Inovação Digital:

a. Candidatura 5 — PRODUTECH DIH;

b. Candidatura 19 — DIH 4 Global Automotive;

c. Candidatura 7 — CONNECT5;

d. Candidatura 10 — Portugal Blue Digital Hub;

e. Candidatura 13 — InnovTourism;

f. Candidatura 20 — Azores Digital Innovation Hub (AzDIH);

g. Candidatura 26 — SIH — Smart Islands Hub;

h. Candidatura 22 — C -Hub: Cybersecurity DIH;

i. Candidatura 3 — PTCentroDiH — Digital Innovation Hub da Região Centro;

j. Candidatura 17 — Defence4Tech Hub.

 

Pelo seu contributo para a cobertura setorial, foi reconhecido um 11.º Polo, candidatura 6 — DIGI4FASHION , que vem cobrir um setor relevante não objeto de foco nos 10 Polos reconhecidos (de acordo com o n.º 2 do mesmo Diploma).

Nos termos do n.º 4 do Despacho n.º 6269/2021, para as candidaturas não selecionadas por possuírem sobreposições relevantes, será desencadeado novo processo de avaliação e seleção, tendo por base a agregação das propostas por parte dos proponentes em cada uma das cinco áreas identificadas. 

 

A dinamização de uma Rede Nacional de Polos de Inovação Digital é uma das medidas prioritárias do  Pilar II — Transformação digital do tecido empresarial do Plano de Ação para a Transição Digital, criado no âmbito da RCM nº 30/2020, de 21 de abril. Para o efeito, foi publicado através do Despacho n.º 12046/2020, de 11 de dezembro, o Regulamento do Processo de Reconhecimento dos Polos de Inovação Digital e de Acesso à Rede Europeia. Nos termos do artigo 9.º do referido Regulamento, foi publicado o Aviso n.º 01/2020 - Polos de Inovação Digital, que procedeu à abertura do Concurso. As propostas candidatas a Polos de Inovação Digital foram objeto de avaliação técnica, efetuada por uma Comissão de Avaliação, composta pelos membros do grupo de trabalho técnico previsto na Medida 8, do Plano de Ação para a Transição Digital, nomeadamente o IAPMEI, I. P., a Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE), a Agência Nacional de Inovação (ANI) e a Estrutura de Missão Portugal Digital (EMPD). 

 

Toda a informação disponível no Despacho n.º 6269/2021,  de 25 de junho.


  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões
  • TALKS 30 anos do mercado único europeu