Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Portugal sobe duas posições no Índice de Desempenho das Alterações Climáticas


No mais recente Índice de Desempenho de Alterações Climáticas (Climate Change Performance Index) divulgado a 14 de novembro, na COP27, a decorrer no Egito, Portugal subiu duas posições, ocupando a 14ª de 59 posições, fazendo parte dos países com classificação “alta”. 



O resultado na categoria de emissões de Gases com Efeito de estufa (GEE) foi o que mais melhorou, registando agora um nível médio devido à tendência de descida das emissões nos últimos anos. As categorias de Utilização de Energia, Energias Renováveis e Política Climática também recebem uma classificação média, nomeadamente devido à elevada quota de energias renováveis na utilização de eletricidade e à baixa utilização de energia per capita.


A União Europeia foi também avaliada como um todo e subiu três lugares no índice, devido principalmente às melhorias na categoria de política climática, com a implementação do ambicioso pacote Objetivo 55.


O Índice de Desempenho das Alterações Climáticas, é da responsabilidade da organização não-governamental de ambiente alemã Germanwatch e do NewClimate Institute, e é publicado em conjunto com a Rede Internacional de Ação Climática (CAN International). Faz uma seriação de 59 países e da União Europeia, responsáveis coletivamente por cerca de 90% das emissões globais de gases de efeito de estufa (GEE).

As quatro categorias avaliadas são: Emissões de gases com efeito de estufa (GEE) (40% de peso na classificação final), Energia Renovável (20%), Uso de Energia (20%) e Política Climática (20%).


17-11-2022





  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões