PORTUGAL - Aumento do número de patentes em 2023
Foi publicado o relatório “Patent Index 2023”, da Organização Europeia de Patentes (OEP), com Portugal em destaque entre os países europeus com um aumento recorde do registo de pedidos. Os pedidos de patentes portugueses na OEP subiram 5,4%, percentagem acima da média da UE, com um recorde histórico de 329 pedidos.
Tecnologia Informática e a Tecnologia Médica lideraram em Portugal os pedidos de patentes. O terceiro setor que registou mais pedidos foi o das "outras máquinas especiais", que abrange desde ferramentas para a agricultura, têxteis e papel, até ao fabrico de objetos em 3D.
No total, foram recebidos 199 275 pedidos de patentes em 2023, um aumento de 2,9% em relação ao ano anterior e o número mais elevado até à data. Os cinco principais países de origem dos pedidos de patentes europeias em 2023 foram os Estados Unidos, a Alemanha, o Japão, a China e a República da Coreia. Os três principais setores foram a comunicação digital, a tecnologia médica e a tecnologia informática.
O relatório da Organização Europeia de Patentes destaca ainda um recorde geral dos pedidos de patentes, principalmente nas tecnologias digitais e verdes, relevando o crescimento da inovação global com a Europa que reforça, desta forma, a sua posição de mercado atrativa para a inovação.
01-04-2024