Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

PME portuguesas selecionadas para financiamento no âmbito do Conselho Europeu de Inovação do Programa Horizonte Europa

European Innovation Council

No passado dia 14 de outubro, a Comissão Europeia anunciou o primeiro lote de 65 start-ups e PME inovadoras selecionadas no âmbito do EIC Accelerator do EIC, para receberem, em conjunto, um financiamento que ascende até 363 milhões de euros.


O objetivo é apoiar o desenvolvimento de projetos de inovação disruptiva nas áreas da saúde, tecnologias digitais, energia, biotecnologia e espaço, entre outras. Para tal, cada empresa receberá apoio financeiro (subvenção e capital de risco), até 17 milhões de euros.


De entre as empresas selecionadas, encontram-se duas empresas portuguesas: 

  • ARBOREABIOFOODS, Lda. com o projeto BIOSOLAR LEAF na área alimentar (ingredientes e proteínas/cultivo de microalgas) e 
  • RUBYINANOMED, Unipessoal, Lda. com o projeto BRIGHT na área da saúde (diagnóstico e tratamento do cancro).


O EIC Accelerator oferece um modelo de financiamento único através de subvenções a start-ups e PME até 2,5 milhões de euros, combinado com capital de risco, via Fundo EIC que varia de 500.000 a 15 milhões de euros. Para além do apoio financeiro, todos os projetos selecionados irão beneficiar de um conjunto de serviços de aceleração empresarial (Business Acceleration Services) que darão acesso, entre outros, a aconselhamento altamente especializado e a potenciais investidores. 

Este ano foi introduzido um novo processo de candidatura mais “amigável”, através do qual as empresas podem apresentar as suas ideias a qualquer momento para uma avaliação imediata. Os candidatos bem-sucedidos são depois convidados a preparar uma proposta completa com o apoio de “coaching” empresarial gratuito. As candidaturas completas são então avaliadas em datas fixas regulares, aproximadamente a cada 3 meses.

Os resultados da avaliação do segundo lote de candidaturas ao EIC Accelerator serão anunciados no final deste ano e prevê-se que a próxima deadline de avaliação tenha lugar no início de 2022.

Para mais informações sobre candidaturas clique aqui


29-10-2021




  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões
  • Estamos ON