Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Plano RePowerEU de 18 de maio de 2022

A 18 de maio de 2022, a Comissão Europeia apresentou o Plano REPowerEU como resposta às perturbações do mercado global de energia decorrentes da invasão russa da Ucrânia.  Este Plano responde à necessidade de rever o sistema energético europeu, tanto para a redução da dependência de combustíveis fósseis russos como para a questão climática. 

O Plano REPowerEU está ancorado no Mecanismo de Recuperação e Resiliência (RRF), que visa auxiliar o planeamento integrado e financiamento de infraestruturas transfronteiriças e nacionais, assim como projetos e reformas energéticas.  Para além do considerável número de reformas e investimentos relevantes que atualmente figuram nos Planos de Recuperação e Resiliência (PRR), a Comissão propõe adicionalmente a introdução de ajustamentos no Regulamento RRF, a fim de incorporar capítulos do REPowerEU nos PRR. As recomendações específicas de cada país no quadro do Semestre Europeu de 2022, irá igualmente influenciar este processo.  

Finalmente, as ações do plano REPowerEU estão estruturadas em torno de cinco temas, nomeadamente: 

1. Poupar energia; 

2. Diversificar o abastecimento e apoiar os parceiros internacionais;

3. Acelerar o lançamento de energias renováveis;

4. Reduzir o consumo de combustíveis fósseis na indústria e nos transportes;

5. Investimento Inteligente.


Para mais informações, por favor consulte a Comunicação do Plano REPowerEU em: https://energy.ec.europa.eu/communication-repowereu-plan-com2022230_en 


23-05-2022



  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões