Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Mapa do Comércio, Serviços e Restauração já disponível



A nova plataforma da Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE) pode agora ser consultada em mapadocomercio.dgae.gov.pt/.


O Mapa do Comércio, Serviços e Restauração, desenvolvido pela Direção-Geral das Atividades Económicas do Ministério da Economia, e parte integrante da Agenda para a Competitividade do Comércio e Serviços 2030, constitui uma ferramenta de apoio à formulação e avaliação de políticas públicas, ao disponibilizar informação estruturada sobre os operadores económicos instalados no território, mas também se apresenta útil a empresários e investidores, pois permitirá a identificação de oportunidades de negócio nos setores do Comércio, Serviços e Restauração, e ao público em geral.


O Mapa do Comércio, Serviços e Restauração reúne informação georreferenciada sobre os estabelecimentos destes setores em Portugal continental, oferecendo uma ferramenta estratégica e acessível para:


  • Municípios – Planeamento urbano, gestão do território e desenvolvimento económico local
  • Associações Comerciais – Apoio aos associados, análise setorial e identificação de dinâmicas regionais
  • Empresas e Investidores – Identificação de oportunidades de negócio e análise da concorrência
  • Organismos Públicos – Formulação e monitorização de políticas públicas com base em dados estruturados


O seu lançamento público teve lugar no passado dia 23 de abril de 2025, numa sessão realizada na União das Associações do Comércio e Serviços (UACS), em Lisboa, que contou com as intervenções da Presidente da UACS, Dr.ª Carla Salsinha, da Diretora de Serviços do Comércio, Serviços e Restauração (DGAE), Dr.ª Ana Saraiva, do Presidente da CCP, Eng. João Vieira Lopes e, por fim, da Diretora-Geral da DGAE, Dr.ª Fernanda Ferreira Dias. 

24-04-2025


  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Canal de Denúncias