
Loja de Cidadão Virtual coloca cidadãos e empresas no centro do novo conceito de serviço público

O dia 13 de novembro de 2025 é marcado pela entrada em funcionamento da nova Loja de Cidadão Virtual, que tem por finalidade prestar um serviço de atendimento online de qualidade aos cidadãos e às empresas.
A nova Loja de Cidadão Virtual agrega um conjunto de 150 serviços públicos, que podem ser realizados online acedendo ao site gov.pt.
Os serviços disponibilizados estão organizados segundo duas tipologias de utilizadores: cidadãos e empresas. Os cidadãos podem, por exemplo, renovar ou cancelar o Cartão do Cidadão, ativar, alterar ou cancelar a morada do Cartão do Cidadão ou renovar a carta de condução.
A tipologia empresas e negócios permite o acesso a 131 serviços, que incluem a criação de uma empresa online, a alteração da designação, da sede ou do objeto social de uma empresa e o pedido de registo de beneficiário efetivo, entre outros serviços.
Outra das funcionalidades que a Loja de Cidadão Virtual oferece em 22 dos seus serviços, é a disponibilização de apoio por videochamada, mediante agendamento prévio. Segundo a Agência para a Reforma Tecnológica do Estado (ARTE), esta característica do serviço online permite um atendimento humano em ambiente digital, procurando dar ao utilizador uma experiência personalizada similar á existente nas Lojas de Cidadão físicas.
Esta nova forma de serviço público caracteriza-se por poupar tempo aos cidadãos e às empresas, tornando os acessos e os procedimentos mais simples, aproximando “os serviços públicos das pessoas, permitindo uma interação com o Estado mais conveniente e alinhada com as suas necessidades”.
O portal disponibiliza os seguintes contactos para apoio:
Formulário
Ir para o formulário de contacto
Linha Cidadão
Dias úteis das 9h às 18h
210 489 010 ou 300 003 990
Centro de Contacto Empresas
Dias úteis das 9h às 18h
210 489 011 ou 300 003 980
14-11-2025












