Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Lançamento do Conselho Europeu de Inovação inclui apoio a PME para desenvolvimento e expansão de inovações

Entre as novidades introduzidas pelo Conselho Europeu de Inovação, lançado a 18 de março de 2021, está um acelerador para apoiar as PME em fase de arranque e spin-outs a desenvolver e expandir inovações revolucionárias, bem como novas medidas de apoio a mulheres inovadoras, que incluem um programa de promoção da liderança feminina.


A Comissão Europeia lançou dia 18-03-2021 o Conselho Europeu de Inovação (CEI), ao qual foi atribuído um orçamento de mais de 10 mil milhões de euros (a preços correntes) para o período de 2021-2027, tendo por objetivo desenvolver e expandir inovações revolucionárias. O CEI tem por base um programa-piloto levado a cabo no âmbito do Horizonte 2020, sendo um programa totalmente inédito, que combina a investigação sobre tecnologias emergentes, um programa acelerador e um fundo de capitais próprios específico (o Fundo do Conselho Europeu da Inovação), com o objetivo de promover a expansão das empresas em fase de arranque e das pequenas e médias empresas (PME) inovadoras. O Fundo do CEI contará com uma afetação de cerca de 3 mil milhões de euros do orçamento do CEI.

Para além do primeiro programa de trabalho anual do CEI, também já publicado, e que oferece oportunidades de financiamento num valor que supera os 1,5 mil milhões de euros em 2021, foram também abertas as candidaturas para dois prémios: “Mulheres Inovadoras” e “Capital Europeia da Inovação”. O prémio europeu “Mulheres Inovadoras” pretende reconhecer as empresárias mais talentosas de toda a UE e dos países associados ao Horizonte Europa que fundaram empresas bem sucedidas e que colocaram as suas inovação no mercado. Por sua vez, os prémios Capital Europeia da Inovação (iCapital) têm por objetivo reconhecer o papel desempenhado pelas cidades na configuração do ecossistema de inovação local e na promoção de inovações revolucionárias. Este ano, o prémio inclui uma nova categoria, a “Cidade Europeia mais Inovadora”, que visa cidades com uma população de mais de 50 000 e menos de 250 000 habitantes.


A gravação da cerimónia de lançamento do CEI está acessível aqui. O discurso proferido pela presidente Ursula von der Leyen também está disponível, assim como o comunicado de imprensa, para mais informação.


19-03-2021


  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões