
Lançamento da Trajetória de Transição para o ecossistema da Mobilidade
A Comissão Europeia publicou, no dia 26 de janeiro, a Trajetória de Transição para o ecossistema da Mobilidade (“Transition Pathway for Mobility”).
No âmbito da Estratégia Industrial Europeia, publicada em março de 2020 e revista em maio de 2021, esta Trajetória de Transição constitui um plano de ação co-criado pela Comissão Europeia, em conjunto com os Estados-Membros e outras partes interessadas do ecossistema da Mobilidade.
A Trajetória visa identificar as condições necessárias e propor ações concretas a fim de promover a dupla transição – verde e digital – e reforçar a resiliência no ecossistema da Mobilidade, que está estreitamente ligado a outros ecossistemas industriais. Neste sentido, o relatório publicado inclui 21 temas e 112 ações específicas, divididos em sete blocos: (1) competitividade; (2): regulamentação e governação pública; (3) dimensão social; (4) competências; (5) I&D, técnicas e soluções tecnológicas; (6) infraestruturas e (7) investimentos e financiamento.
Futuramente a Comissão Europeia criará uma plataforma de apoio às partes interessadas na trajetória de transição para facilitar e acompanhar este processo, a anunciar em breve.
Mais se indica que a Comissão Europeia vai realizar, dia 29 de fevereiro, uma mesa-redonda, evento presencial, sobre esta Trajetória de Transição, dando início ao processo de co-implementação, no qual a Comissão Europeia convidará todas as partes interessadas deste ecossistema a contribuir para a sua divulgação e para a submissão de compromissos de ações a desenvolver com vista a implementar as ações propostas naquele documento.