Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Jornadas Técnicas da Cerâmica e do Vidro, em Aveiro

A Diretora-Geral das Atividades Económicas, Fernanda Ferreira Dias, participou no passado dia 18 de novembro, no debate sobre o Objetivo 55, por ocasião da 4ª edição das Jornadas Técnicas da Cerâmica, em Aveiro. Tratou-se de um debate que diferentes perspetivas no painel denominado “Como enfrentar os desafios da Descarbonização da Indústria em Portugal?”, no âmbito do qual a DGAE deu nota das discussões e oportunidades no quadro da transição ecológica da UE.

Considerou que a transição climática deve ser uma oportunidade para a criação de novas tecnologias, novas indústrias, e uma oportunidade para reforçar a competitividade global da economia de todos os Estados-Membros.

Portugal está empenhado nesta transição desde há muito anos. Temos uma percentagem significativa de penetração das fontes de energia renovável no nosso mix energético, e isso é reflexo de uma estratégia de investimento de longo prazo, que Portugal faz desde há décadas.

Neste âmbito foi também sublinhada a importância do Mecanismo de Ajuste de Carbono na Fronteira (CBAM) a implementar, e a sua importância para operadores da UE. Relevou o facto da sua aplicação gradual, inicialmente, a um número selecionado de bens com alto risco de fuga de carbono: ferro e aço, cimento, fertilizantes, alumínio e geração de eletricidade. Salientou o facto de as receitas do CBAM contribuírem para o orçamento da UE.


22/11/2021




  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões