
Jornadas Técnicas da Cerâmica e do Vidro, em Aveiro
A Diretora-Geral das Atividades Económicas, Fernanda Ferreira Dias, participou no passado dia 18 de novembro, no debate sobre o Objetivo 55, por ocasião da 4ª edição das Jornadas Técnicas da Cerâmica, em Aveiro. Tratou-se de um debate que diferentes perspetivas no painel denominado “Como enfrentar os desafios da Descarbonização da Indústria em Portugal?”, no âmbito do qual a DGAE deu nota das discussões e oportunidades no quadro da transição ecológica da UE.
Considerou que a transição climática deve ser uma oportunidade para a criação de novas tecnologias, novas indústrias, e uma oportunidade para reforçar a competitividade global da economia de todos os Estados-Membros.
Portugal está empenhado nesta transição desde há muito anos. Temos uma percentagem significativa de penetração das fontes de energia renovável no nosso mix energético, e isso é reflexo de uma estratégia de investimento de longo prazo, que Portugal faz desde há décadas.
Neste âmbito foi também sublinhada a importância do Mecanismo de Ajuste de Carbono na Fronteira (CBAM) a implementar, e a sua importância para operadores da UE. Relevou o facto da sua aplicação gradual, inicialmente, a um número selecionado de bens com alto risco de fuga de carbono: ferro e aço, cimento, fertilizantes, alumínio e geração de eletricidade. Salientou o facto de as receitas do CBAM contribuírem para o orçamento da UE.
22/11/2021