Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Iniciativas de transição da indústria química incluem 3 projetos portugueses

Em janeiro de 2023, no âmbito do Fórum Industrial, a Comissão Europeia (CE) publicou a trajetória de transição para a indústria química. O roteiro é um plano de ação desenvolvido conjuntamente pela CE com os países da União Europeia (UE), as partes interessadas da indústria química, organizações não governamentais (ONG) e outras partes interessadas. Identifica as ações e as condições necessárias para concretizar a transição verde e digital e melhorar a resiliência da indústria química, em consonância com a estratégia industrial atualizada da UE.

A indústria química, a quarta maior indústria da UE, desempenha um papel fundamental na dupla transição europeia. Os produtos químicos estão presentes em cerca de 95% dos produtos manufaturados e estão na base das principais cadeias de valor da Europa. Além disso, a indústria química é um dos maiores emissores de CO2 na UE.

Por conseguinte, a CE cocriou a trajetória de transição para a indústria química com as partes interessadas. Apresenta uma lista de mais de 150 ações, agrupadas em 26 tópicos, a implementar pelas partes interessadas.


Iniciativas de transição

Em dezembro de 2023 foram publicadas as primeiras 83 iniciativas de transição da indústria química em resposta ao apelo lançado pela CE em julho de 2023. Estão em preparação mais iniciativas, que serão publicadas numa base contínua à medida que forem revistas pela Comissão e pelos seus autores.

De momento, Portugal está representado por 3 iniciativas da Bondalti Chemicals: 2 projetos relativos à aquisição economicamente viável de energia limpa e 1 projeto relacionado com a eficiência dos processos e dos recursos, nomeadamente:

a. Projeto junto às instalações de Bondalti Estarreja, em que se pretende utilizar eletricidade renovável para gerar vapor que será consumido para a produção de produtos químicos. A Bondalti vai realizar investimentos associados à renovação e ampliação de uma subestação elétrica e à substituição do atual sistema de produção de vapor a partir de uma caldeira existente – que queima gás natural – por uma caldeira elétrica. A execução das obras está prevista para começar durante o 1.º trimestre de 2024 e ser concluída e licenciada no 4.º trimestre de 2025.

b. Projeto para a construção de um parque fotovoltaico para autoconsumo e instalação de baterias eletroquímicas que permitam a gestão do excedente de energia renovável junto aos seus locais de produção, em Estarreja.

c. Projeto junto às instalações de Estarreja, em que se pretende instalar um termo compressor que utiliza vapor de alta pressão disponível no local para absorver o excesso de vapor de baixa pressão de modo a gerar vapor de média pressão que será utilizado como fonte de calor em várias unidades de processo da central de cloro e álcalis. O projeto está a entrar na fase final da fase de construção e deverá entrar em fase de funcionamento e arranque em abril de 2024.


17-01-2024




  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Canal de Denúncias