
Euronews Promove o REUE e Medidas Contra Greenwashing
A Euronews, através do seu canal de notícias, destacou recentemente as novas medidas da União Europeia para combater o greenwashing - práticas em que empresas promovem produtos como sendo mais sustentáveis do que realmente são.
Estas medidas pretendem restringir o uso indevido de rótulos ecológicos e assegurar que as alegações ambientais são fiáveis, comparáveis e verificáveis em toda a União Europeia. Assim, a partir de 2026, as regras serão mais rigorosas, proibindo afirmações genéricas como "eco" ou "verde", a menos que sejam detalhadas e comprovadas.
Criado em 1992, o Rótulo Ecológico da UE (REUE) foi mencionado como um modelo exemplar. Este sistema de rotulagem ecológica já foi atribuído a mais de 95.000 produtos e serviços na UE, garantindo a conformidade com rigorosos padrões ambientais e de desenvolvimento sustentável. A Booking.com, por exemplo, ajustou o seu programa de sustentabilidade para incluir certificações de terceiros, como o REUE, para garantir a veracidade das suas alegações.
A promoção do REUE pela Euronews revela a importância dos rótulos credíveis e a necessidade de regulamentos rigorosos para combater o greenwashing. Estas iniciativas não só protegem os consumidores, mas também promovem práticas comerciais mais sustentáveis e transparentes em toda a Europa.
Pode consultar todas as licenças ativas do REUE, atribuídas pelo Organismo Competente Português, através do Catálogo Português de Produtos e Serviços com REUE.
Para mais detalhes, confira o artigo completo da Euronews.
05-07-2024