Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Discurso do Estado da União 2020

No passado dia 16 de setembro, a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, realizou, perante o Parlamento Europeu, o Discurso o “Estado da União: definir o caminho para sair da crise do coronavírus e para o futuro”. Neste discurso anual, é realizado um balanço das realizações do ano que decorreu e apresentadas as prioridades para o ano seguinte.

Neste quadro, a Presidente assumiu o compromisso de conduzir a Europa para uma recuperação sustentável e transformadora, permitindo tornar-se numa plataforma mundial para liderar a nível económico, ambiental e geopolítico.

Destaca-se no quadro dos Plano de Recuperação Económica, que se prevê que 30% dos 750 mil milhões de euros do #NextGenerationEU serão mobilizados através de obrigações verdes e 37% servirá diretamente a consecução dos objetivos do Pacto Ecológico Europeu. O Digital também terá relevância, devendo 20 % do orçamento do NextGenerationEU ser investido no domínio digital.

O discurso da Presidente von der Leyen foi acompanhado de uma carta de intenções, dirigida ao Presidente do Parlamento Europeu e à Chanceler alemã, na sua qualidade de presidente rotativa do Conselho, onde a Comissão Europeia enumera as iniciativas que pretende lançar em 2021, para cumprir os objetivos traçados no discurso.

Neste âmbito, foi igualmente apresentado um balanço do primeiro ano desta Comissão, sob o título “Comissão von der Leyen: um ano depois”.

Poderá consultar o Discurso do Estado da União, a Carta de Intenções e o Balanço do primeiro ano de trabalho da Comissão aqui: https://ec.europa.eu/info/strategy/strategic-planning/state-union-addresses/state-union-2020_pt

21-09-2020

  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões
  • TALKS 30 anos do mercado único europeu