Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Encontro Bilateral Luso-Espanhol no Âmbito Industrial | Badajoz, 6 de outubro de 2021

Encontro Bilateral Luso-Espanhol no Âmbito Industrial

Realizou-se, no dia 6 de outubro de 2021, um encontro bilateral entre representantes de ambos os Governos, que contou com o apoio do Governo da Junta de Extremadura como anfitrião, para tratar de temas de interesse comum relacionados com questões industriais.


Estiveram presentes o Secretário de Estado Adjunto e da Economia do Ministério da Economia e Transição Digital de Portugal, João Neves, bem como o Secretário-Geral da Indústria e PME do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo de Espanha, Raül Blanco, o Presidente do Governo Regional da Extremadura, Guillermo Fernández-Vara, e também o Assessor para a Economia, Ciência e Agenda Digital, Rafael España, e a Conselheira para a Transição Ecológica e Sustentabilidade, Olga García. A Subdiretora-Geral das Atividades Económicas, Marta Lima Basto, acompanhou o Secretário de Estado João Neves nesta deslocação. 


Foram discutidas questões relevantes para ambas as partes no âmbito industrial, relacionadas com as recentes iniciativas lançadas pela Comissão Europeia, nomeadamente o pacote legislativo denominado "Objetivo 55": cumprir a meta climática da UE para 2030 no caminho para a neutralidade climática, de grande relevância para os setores industriais dos dois países. O debate incluiu também os principais aspetos dos respetivos Planos Nacionais de Recuperação e Resiliência que incorporam áreas potenciais de desenvolvimento da cooperação transfronteiriça e da utilização de instrumentos conjuntos neste âmbito. 

Igualmente, foram abordadas questões relacionadas com possíveis cenários num futuro próximo em torno de potencialidades comuns da cadeia de valor do Lítio, a sua transformação e enriquecimento para a produção de células a combustível.


Os termos desta colaboração serão objeto de acompanhamento posterior, a prosseguir em reuniões de natureza similar a serem realizadas regularmente.


No final do encontro foi adotado um Comunicado Conjunto. 


Divulgação do encontro bilateral pela Junta da Extremadura aqui:

https://twitter.com/Junta_Ex/status/1445720580955598850

 

08-10-2021




  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões