
Discurso sobre o Estado da União - SOTEU 2025
A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, proferiu no passado dia 10 de setembro, diante do plenário do Parlamento Europeu, o seu discurso sobre o “Estado da União”, que pode ser consultado em 2025 State of the Union Address by President von der Leyen.
O Estado da União é um evento anual instaurado pelo Tratado de Lisboa onde a Presidente da Comissão Europeia faz um balanço da ação do executivo europeu apresentando as prioridades da Comissão Europeia para o ano seguinte.
O discurso deste ano teve forte ênfase em áreas de intervenção económica, sublinhando a resiliência europeia face a condições adversas e a necessidade de reforçar a autonomia estratégica da União Europeia.
A presidente da Comissão destacou o compromisso com grandes investimentos em setores digitais e em tecnologias limpas, prevendo aumentos substanciais no futuro Fundo Europeu de Competitividade e duplicação do programa Horizonte Europa. Entre os prazos estabelecidos, Von der Leyen anunciou a apresentação de um novo Roteiro do Mercado Único para 2028, apontando a necessidade de completar o Mercado Único - “our greatest asset”, visando aprofundar a integração dos setores de capitais, serviços, energia e telecomunicações, bem como acelerar iniciativas como o “28.º regime” e a União da Poupança e dos Investimentos para reter empresas inovadoras na Europa. Realçou a criação iminente de um fundo europeu de vários milhares de milhões de euros dedicado a empresas em fase de expansão, sobretudo em domínios críticos como inteligência artificial, biotecnologia e tecnologias quânticas, para impulsionar o crescimento económico e evitar a fuga de talento e capital para fora da UE.
A nível ambiental e energético, a presidente sublinhou a necessidade de manter o ritmo para atingir a redução das emissões em, pelo menos, 55% até 2030, enaltecendo as políticas do Pacto Ecológico Europeu e a liderança europeia nas tecnologias limpas. No setor automóvel e das baterias, referiu o lançamento do pacote Estímulo às Baterias, disponibilizando 1,8 mil milhões de euros de capitais próprios para produção e investimento imediato neste domínio estratégico. Defendeu igualmente que os automóveis devem ser construídos na Europa e que a “E-viatura” (elétrica, económica, eficiente, limpa e ligeira) deverá ser o símbolo da autonomia industrial verde e europeia, capaz de competir também no mercado mundial. Sublinhou também a urgência em avançar com o ato legislativo sobre a economia circular, como resposta direta às exigências de independência industrial, sustentabilidade económica e a necessidade de maior autonomia estratégica relativamente às matérias-primas, afirmando que a única resposta é criar uma economia verdadeiramente circular.
Para acompanhar a transição económica, Von der Leyen enfatizou a intenção clara de reduzir a burocracia para as empresas europeias, estabelecendo o objetivo concreto de uma poupança anual de 8 mil milhões de euros em custos administrativos associados a obrigações burocráticas. Esta medida, integrada nos chamados pacotes “omnibus”, visa simplificar procedimentos, eliminar sobreposições e tornar as regras menos complexas, promovendo assim um ambiente mais favorável ao investimento e à criação de emprego na União Europeia.
12-09-2025