Dia da Europa | 9 de maio
Dia 9 de maio, comemora-se o Dia da Europa que celebra a paz e a unidade do continente europeu, na sequência da histórica Declaração Schuman de 1950, proferida pelo então ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Robert Schuman, e que marca um momento-chave na histórica construção europeia.
Esta declaração foi fundamental para o desenvolvimento da primeira instituição europeia, a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), que tinha como objetivo a criação de um mercado comum do carvão e do aço entre os seus membros.
Portugal tornou-se membro da União Europeia (à época CEE) a 1 de janeiro de 1986 e desde então temos participado no projeto europeu que tem vindo a promover a paz, estabilidade, solidariedade, e prosperidade, e ao mesmo tempo a partilha dos valores universais da liberdade e democracia.
A União Europeia mais do que uma organização internacional, faz já parte da identidade dos seus membros e cidadãos. Os seus benefícios são sentidos diretamente nos mais diversos setores e na sociedade, mostrando-nos a importância de prosseguir e melhorar este projeto político único para que as próximas gerações também beneficiem.
É um projeto em constante evolução e alargamento, tendo mostrado o seu sucesso atraindo cada vez mais Estados-Membros. Na sequência da pandemia e da invasão da Rússia à Ucrânia, bem como da crise energética que vivemos, em 2023 as Comemorações do Dia da Europa relembram a importância do reforço dos valores universais da liberdade e democracia.
No dia 9 de maio, é também lançado o Ano Europeu das Competências com vista a reduzir as lacunas de competências existentes, ajudando as pessoas a adquirir as competências adequadas para os empregos de hoje e de amanhã.
09-05-2023