Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Dia da Europa | 9 de maio


Dia 9 de maio, comemora-se o Dia da Europa que celebra a paz e a unidade do continente europeu, na sequência da histórica Declaração Schuman de 1950, proferida pelo então ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Robert Schuman, e que marca um momento-chave na histórica construção europeia.

Esta declaração foi fundamental para o desenvolvimento da primeira instituição europeia, a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), que tinha como objetivo a criação de um mercado comum do carvão e do aço entre os seus membros. 

Portugal tornou-se membro da União Europeia (à época CEE) a 1 de janeiro de 1986 e desde então temos participado no projeto europeu que tem vindo a promover a paz, estabilidade, solidariedade, e prosperidade, e ao mesmo tempo a partilha dos valores universais da liberdade e democracia. 

A União Europeia mais do que uma organização internacional, faz já parte da identidade dos seus membros e cidadãos. Os seus benefícios são sentidos diretamente nos mais diversos setores e na sociedade, mostrando-nos a importância de prosseguir e melhorar este projeto político único para que as próximas gerações também beneficiem.

É um projeto em constante evolução e alargamento, tendo mostrado o seu sucesso atraindo cada vez mais Estados-Membros. Na sequência da pandemia e da invasão da Rússia à Ucrânia, bem como da crise energética que vivemos, em 2023 as Comemorações do Dia da Europa relembram a importância do reforço dos valores universais da liberdade e democracia.

No dia 9 de maio, é também lançado o Ano Europeu das Competências com vista a reduzir as lacunas de competências existentes, ajudando as pessoas a adquirir as competências adequadas para os empregos de hoje e de amanhã.


09-05-2023



  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões