Comissão Europeia publica plano de transição para um ecossistema de retalho mais resiliente, digital e ecológico
A Comissão Europeia publicou recentemente um plano de transição para o ecossistema do retalho, onde identifica oportunidades e desafios e propõe ações para apoiar a transformação digital, ecológica e das competências para melhorar a sua resiliência.
O plano foi elaborado com a participação conjunta dos países europeus, das partes interessadas no setor, de parceiros sociais e de organizações sem fins lucrativos, tendo como objetivo uma transição mais justa e equitativa para todos os intervenientes no ecossistema (trabalhadores, consumidores e empresas de todas as dimensões e tipos).
O retalho é o maior ecossistema industrial, representando 11,5% de valor acrescentado para a União Europeia, empregando cerca de 30 milhões de pessoas em 5,5 milhões de empresas. O ecossistema de retalho desempenha um papel crucial na distribuição de produtos, servindo diariamente cerca de 450 milhões de consumidores europeus.
Para facilitar a co-implementação deste plano de transição, a Comissão Europeia irá desenvolver uma plataforma de apoio para as partes intervenientes.
Aceda aqui para obter mais informação sobre o plano de transição.
14-03-2024