
Comissão Europeia – Indústria europeia reforça crescimento económico no 2.º trimestre de 2025
O boletim trimestral da Comissão Europeia destaca em setembro de 2025 a produtividade, os desafios na procura e avanços na eletrificação automóvel. Após vários trimestres de queda, a indústria voltou a ser um dos principais motores da economia europeia, contribuindo de forma significativa para o crescimento do PIB no último trimestre, graças ao aumento da produtividade.
De acordo com o Quarterly Bulletin (2025-III) da Comissão Europeia, o emprego industrial registou uma ligeira descida, mas a confiança empresarial manteve-se estável e a inflação nos preços de produção continua a perder força.
O relatório sublinha que a falta de procura permanece como o principal entrave à atividade económica, seguida pela escassez de mão de obra. As tensões nas cadeias de abastecimento deram sinais de alívio, embora persistam dificuldades relacionadas com regulamentação e tarifas.
Uma análise adicional mostra que, apesar da elevada exposição, as empresas europeias parecem menos afetadas pelas tarifas dos EUA do que as norte-americanas, sendo os setores automóvel e de consumo os mais vulneráveis.
No campo da inovação, os EUA continuam a distanciar-se, com 30 novos unicórnios no último trimestre, contra apenas 5 na UE. Ainda assim, a Europa evidencia avanços estratégicos, nomeadamente no setor automóvel, onde os veículos 100% elétricos já representam 16,7% das novas matrículas em junho de 2025. O European Innovation Scoreboard confirma, contudo, a existência de disparidades significativas entre os Estados-Membros no desempenho em matéria de inovação.
Mais informação poderá ser consultada no website da Comissão Europeia.
12-09-2025