Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Comissão Europeia – Indústria europeia reforça crescimento económico no 2.º trimestre de 2025

O boletim trimestral da Comissão Europeia destaca em setembro de 2025 a produtividade, os desafios na procura e avanços na eletrificação automóvel. Após vários trimestres de queda, a indústria voltou a ser um dos principais motores da economia europeia, contribuindo de forma significativa para o crescimento do PIB no último trimestre, graças ao aumento da produtividade. 


De acordo com o Quarterly Bulletin (2025-III) da Comissão Europeia, o emprego industrial registou uma ligeira descida, mas a confiança empresarial manteve-se estável e a inflação nos preços de produção continua a perder força.


O relatório sublinha que a falta de procura permanece como o principal entrave à atividade económica, seguida pela escassez de mão de obra. As tensões nas cadeias de abastecimento deram sinais de alívio, embora persistam dificuldades relacionadas com regulamentação e tarifas. 


Uma análise adicional mostra que, apesar da elevada exposição, as empresas europeias parecem menos afetadas pelas tarifas dos EUA do que as norte-americanas, sendo os setores automóvel e de consumo os mais vulneráveis.


No campo da inovação, os EUA continuam a distanciar-se, com 30 novos unicórnios no último trimestre, contra apenas 5 na UE. Ainda assim, a Europa evidencia avanços estratégicos, nomeadamente no setor automóvel, onde os veículos 100% elétricos já representam 16,7% das novas matrículas em junho de 2025. O European Innovation Scoreboard confirma, contudo, a existência de disparidades significativas entre os Estados-Membros no desempenho em matéria de inovação.


Mais informação poderá ser consultada no website da Comissão Europeia.


12-09-2025



  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Canal de Denúncias