Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Cenários de transição para o Ecossistema das Indústrias Intensivas em Energia | Consulta Pública

Ecossistema das Indústrias Intensivas em Energia


















O documento de trabalho preparado pela Comissão Europeia – For a resilient, innovative, sustainable and digital energy-intensive industries ecosystem: Scenarios for a transition pathway – encontra-se em consulta pública até dia 22 de novembro de 2021, com o objetivo de recolher os pontos de vista de parceiros industriais nas diferentes cadeias de valor no ecossistema das indústrias com utilização intensiva de energia (IIE), das autoridades públicas, dos parceiros sociais e das organizações de investigação. Neste documento é apresentado um conjunto de cenários e fatores-chave, procurando definir de que forma as IIE podem realizar a dupla transição, aumentando simultaneamente a sua resiliência.

A participação na consulta pública pode ser feita aqui.


Com a publicação da atualização da Estratégia Industrial em maio de 2021, na sequência da adoção do pacote de março de 2020, os Ecossistemas Industriais assumem um papel central na recuperação das economias da UE, na dupla transição, verde e digital, no reforço da resiliência e no equilíbrio em termos de autonomia estratégica. Estão a ser desenhadas as trajetórias de transição para os 14 ecossistemas, sendo quatro deles prioritários – Turismo, IIE, Mobilidade-Transportes-Automóvel e Construção –, em grande medida pelo impacto que a crise pandémica teve nas suas diversas cadeias de valor, para além da sua importância estratégica na economia da UE. Com efeito, depois do ecossistema do Turismo, o das IIE é o segundo para o qual é apresentada uma primeira versão da respetiva trajetória de transição.

Com a atualização da Estratégia Industrial em maio de 2021, foi também publicado o Relatório Anual do Mercado Interno, em que são apresentadas fichas para cada um dos 14 ecossistemas industriais e a metodologia de cálculo (estrutura de ponderadores e agregação de códigos da CAE) de cada uma. Com base na metodologia apresentada, no Ecossistema das IIE são agrupadas as Divisões 16 (Madeira e Cortiça), 17 (Pasta, Papel e Cartão), 19 (Petroquímica), 20 (Química), 22 (Borracha e Matérias Plásticas), 23 (Produtos minerais não metálicos) e 24 (Metalurgia).

Em 2019, em Portugal, operavam no Ecossistema das IIE mais de 11,7 mil empresas (cerca de 0,89% das empresas nacionais), com mais de 140,3 mil pessoas ao serviço (cerca de 3,32% do pessoal ao serviço das empresas nacionais), um Valor Acrescentado Bruto de perto de 6,4 mil milhões de euros (2,99% do PIB nacional) e com exportações que superavam os 14,3 mil milhões de euros (6,72% do PIB nacional). Em resultado da crise pandémica, as estatísticas do comércio internacional revelam uma queda de cerca de 17,62% nas exportações do Ecossistema em 2020, mas ainda assim representando perto de 22% do total das exportações de bens nacionais. 


29-09-2021





  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões