
Conselho adota conclusões sobre o futuro da política industrial
O Conselho (Competitividade – COMPET) da União Europeia adotou, no passado dia 24 de maio, conclusões sobre «Uma indústria europeia competitiva que impulsione o nosso futuro ecológico, digital e resiliente» para endossar à próxima Comissão Europeia.
Estas conclusões pretendem ser o quadro de referência para a política industrial do próximo ciclo político institucional europeu, fazendo do reforço da competitividade da indústria um dos elementos destacados da sua agenda.
A inovação e o acesso ao financiamento são, respetivamente, a força motriz e um dos elementos essenciais do futuro desta política.
A importância de criar as condições-quadro adequadas para o êxito da indústria são igualmente destacados. Entre eles encontra-se: garantir o bom funcionamento do mercado único; um quadro regulamentar que facilite o investimento e que proteja a concorrência; um mercado da energia sustentável, segura e a preços acessíveis; uma mão de obra formada e qualificada; uma política comercial aberta e ambiciosa, normas de qualidade, a proteção da propriedade intelectual e a valorização do conhecimento.
O modelo da futura política industrial deverá basear-se em dados concretos, métricas, princípios de mercado, previsões e conclusões económicas fundamentais. Deverá também incorporar fatores ambientais, de sustentabilidade, de resiliência e sociais nos seus modelos de base, que identificam potenciais mercados estratégicos de crescimento futuro.
Para mais informação aceda ao documento: https://data.consilium.europa.eu/doc/document/ST-10127-2024-INIT/pt/pdf
28-05-2024