
APED lança campanha de informação sobre as datas de validade dos produtos alimentares sob o mote “Saber a diferença, faz a diferença”

No passado dia 4 de fevereiro foi lançada pela APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição) uma campanha de informação sobre as datas de validade dos produtos alimentares sob o mote “Saber a diferença, faz a diferença”, com o apoio institucional da Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar e da Câmara Municipal de Lisboa.
Esta iniciativa encontra-se prevista no «Compromisso Voluntário» assinado entre a APED e o Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP), a Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE) e a Direção-Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV) e visa ajudar o consumidor a interpretar e distinguir as diferentes indicações de validade/durabilidade, ajudando-o a rentabilizar o consumo dos produtos alimentares e a evitar o desperdício alimentar.
A campanha estará presente em mais de 1200 lojas e plataformas online, bem como nas redes sociais de um conjunto de empresas associadas da APED, nomeadamente Aldi, Continente, DIA-Minipreço, El Corte Inglés, Intermarché, Ikea, Jumbo e Pão de Açúcar, Lidl, Novo Horizonte e Pingo Doce.
Mais informações sobre as diferenças entre “data-limite de consumo” ou “datas de durabilidade mínima”, recomendações e sugestões encontram-se disponíveis em: www.aped.pt.