Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Análise das dependências e capacidades estratégicas da UE: segunda fase análises aprofundadas

A 23 de fevereiro de 2022, a Comissão Europeia publicou a segunda edição Análise das dependências e capacidades estratégicas da UE reportando o progresso realizado nas dependências identificadas na primeira fase, em 2021, e apresentando uma segunda fase de análise aprofundada incidindo sobre cinco novas áreas: terras raras e magnésio, os produtos químicos, os painéis e tecnologias fotovoltaicos, a cibersegurança e o software informático. 

Este Relatório vem dar seguimento às análises aprofundadas já iniciadas no âmbito da Atualização da Estratégia Industrial de 2021, que se debruçavam sob seis áreas consideradas estratégicas (matérias-primas, ingredientes farmacêuticos ativos, baterias de iões de lítio, hidrogénio limpo, semicondutores e computação em nuvem e de ponta). 


O Relatório destaca os progressos desenvolvidos nomeadamente através do fomento de alianças industriais, da adoção de propostas regulamentares, da concretização de parcerias industriais, e da criação de Projetos Importantes de Interesse Europeu Comum (IPCEI).


Nesta segunda edição, o Relatório dá maior ênfase a produtos e serviços importantes para avançar a dupla transição, e vem complementar o Relatório Anual do Mercado Único de 2022.


Para mais informações, por favor consulte: https://ec.europa.eu/docsroom/documents/48878 

É possível consultar a Atualização da Estratégia Industrial em: https://ec.europa.eu/info/strategy/priorities-2019-2024/europe-fit-digital-age/european-industrial-strategy_en 


25-02-2022


  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões