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Agenda 2030 do Consumidor

A Comissão Europeia adotou a Agenda 2030 do Consumidor, um plano estratégico para a política dos consumidores da UE para os próximos cinco anos, com o objetivo de responder aos novos desafios dos mais de 450 milhões de consumidores na União Europeia e reforçar a proteção dos consumidores, a competitividade e o crescimento sustentável.

 

A agenda inclui quatro prioridades estratégicas:

  • Completar o mercado único do consumidor: A iniciativa visa eliminar barreiras transfronteiriças entre os Estados-Membros, facilitar a mobilidade dos consumidores e o acesso a serviços financeiros em diferentes países da UE, bem como avaliar o impacto do regulamento sobre bloqueio geográfico (“geo-blocking”). 
  • Justiça digital e proteção do consumidor online: A Comissão irá apresentar uma proposta para 2026 de uma nova legislação, a Digital Fairness Act que visa a proteção dos consumidores contra práticas digitais injustas e a proteção de menores no meio digital. 
  • Promoção do consumo sustentável: A agenda defende um maior apoio aos Estados-Membros para aplicar leis que promovam bens mais sustentáveis, evitar alegações ambientais enganosas, incentivar a reutilização, o mercado de segunda mão e start-ups da economia circular. 
  • Aplicação eficaz e reparação de direitos: Com o crescimento do comércio eletrónico e a entrada de produtos de países terceiros, a Comissão aponta para uma revisão do regulamento de cooperação na proteção do consumidor e das regras de vigilância do mercado, bem como uma aplicação mais eficaz da General Product Safety Regulation (GPSR). 


Segundo a Comissão, esta nova agenda vem num momento em que os custos de vida aumentam, as práticas de mercado evoluem, essencialmente no mundo virtual, e a estrutura normativa existente precisa de se ajustar para garantir que os direitos dos consumidores continuam a ser preservados. 


21-11-2025



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