
Abertura de Candidaturas ao Prémio Nelson Rolihlahla Mandela
A Direção-Geral das Atividades Económicas anuncia a abertura de candidaturas para o prestigiado Prémio Nelson Rolihlahla Mandela das Nações Unidas 2025, uma distinção que celebra indivíduos que dedicaram as suas vidas ao serviço da humanidade, seguindo os princípios e objetivos das Nações Unidas. Este prémio é atribuído a cada cinco anos e reconhece um homem e uma mulher de diferentes regiões geográficas, que se destacaram pelo seu compromisso com a reconciliação, coesão social e desenvolvimento comunitário.
As candidaturas estão abertas até 28 de fevereiro de 2025 e podem ser apresentadas por Estados membros das NU, instituições de ensino superior e organizações não governamentais que participem nas sessões de trabalho da Assembleia-Geral e do Conselho Económico e Social. Este é um momento significativo para destacar a continuidade do legado de Nelson Mandela, em prol de uma transição política pacífica e transformação social.
É importante notar que entre os laureados da primeira edição do prémio, em 2015, esteve o ex-Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, reconhecido pelo seu papel enquanto Alto Representante para a Aliança das Civilizações.
Os premiados serão anunciados em maio de 2025, e a cerimónia de entrega do prémio ocorrerá no Dia Internacional de Nelson Mandela, a 18 de julho de 2025, durante as comemorações na Assembleia Geral das Nações Unidas.
Encorajamos a participação de candidatos que exemplificam os ideais de Mandela, através de seu compromisso com a humanidade. Para mais informações relativamente aos critérios de elegibilidade e o processo de nomeação, por favor, consulte os Estatutos do Prémio Nelson Rolihlahla Mandela das Nações Unidas disponível aqui.
28-01-2025