
A UE apresentou Estratégias nos setores quântico e no domínio das ciências da vida
A Comissão Europeia apresentou duas Estratégias , no dia 2 de Julho, ambicionando fazer da Europa um líder mundial nos setores quântico e no domínio das ciências da vida, até 2030.
A Estratégia no setor quântico pretende promover um ecossistema quântico soberano e resiliente para fomentar o crescimento das empresas em fase de arranque e transformar a ciência revolucionária em aplicações preparadas para o mercado, mantendo simultaneamente a liderança científica da Europa.
As tecnologias quânticas revolucionarão a resposta a desafios complexos, desde os avanços farmacêuticos até à segurança das infraestruturas críticas e têm um forte potencial de dupla utilização para a defesa e a segurança.
A estratégia visa cinco domínios: investigação e inovação, infraestruturas quânticas, reforço dos ecossistemas, tecnologias espaciais e de dupla utilização e competências quânticas.
As ciências da vida (bioquímica; biologia molecular; genética e genoma, biologia celular, entre outras), impulsionam a inovação nos domínios da medicina, da alimentação e da produção sustentável. Representam quase 1,5 biliões de euros ao valor da economia da UE e apoiam 29 milhões de postos de trabalho.
A nova estratégia, que conta com um apoio anual de mais de 10 mil milhões de euros provenientes do atual orçamento da UE, define uma abordagem coordenada a nível de toda a cadeia de valor das ciências da vida. O seu objetivo consiste em acelerar a inovação, facilitar o acesso de soluções inovadoras ao mercado e reforçar a confiança do público nas novas tecnologias, garantindo que sejam benéficas tanto para as pessoas como para o planeta.