
A Comissão Europeia apresentou o Plano de Ação para a Indústria Química, o terceiro Plano setorial do Pacto Industrial Limpo
No dia 8 de julho a Comissão apresentou o anunciado Plano de Ação para a Indústria Química para reforçar a competitividade e modernizar o sector.
Trata-se do terceiro plano sectorial depois do Plano automóvel e do Aço e dos Metais, apresentado no contexto dos dois documentos estratégicos para revitalizar a competitividade Europeia, a Bússola para a Competitividade e o Pacto Industrial Limpo.
Como os outros dois Planos, o Plano para a Indústria Química, aborda os principais desafios do setor, tais como: os elevados custos da energia, a concorrência global desleal e a fraca procura. Simultaneamente, promove o investimento na inovação e na sustentabilidade. É igualmente acompanhado de um Omnibus de simplificação sobre os produtos químicos - o sexto que a Comissão apresentou até agora neste mandato - para racionalizar e simplificar ainda mais a legislação da UE em matéria de produtos químicos, juntamente com uma proposta para reforçar a governação e a sustentabilidade financeira da Agência Europeia dos Produtos Químicos (ECHA).
08-07-2025