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    10. Não é benéfico para os consumidores poder adquirir produtos a baixos preços?

    Quando o dumping é investigado, é igualmente avaliado o interesse da UE em todos os seus vértices. Deve ter-se presente que as medidas anti-dumping são impostas apenas se a indústria da UE produzir o mesmo produto alvo de dumping e, no caso de o dumping ter causado prejuízo a essa indústria e as medidas forem do interesse da União, i.e., se os interesses dos produtores da UE não forem subestimados face aos interesses dos importadores, utilizadores e consumidores.

    Deve igualmente sublinhar-se que o efeito das medidas anti-dumping não acarreta necessariamente um aumento do nível de preços no mercado da União; os efeitos positivos para a indústria da UE poderão resultar num aumento dos volumes de vendas e da quota de mercado propiciando economias de escala e custos de produção unitários mais baixos permitindo manter ou reduzir os preços junto do consumidor.

    Acresce que em mais de 95% dos casos, as medidas anti-dumping incidem sobre matérias-primas ou matérias intermédias, sendo o seu impacto nos preços destas matérias absorvido no custo do produto ou produtos que estas integram, resultando na generalidade dos casos um acréscimo negligenciável nos preços do produto final para os consumidores.
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