Homepage
Direção-Geral das Atividades Económicas
    Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
    DGAE - topo


    A DGAE tem vindo a acompanhar as atividades desenvolvidas no âmbito da Cooperação Ibero-Americana (CIB), que reúne os países da América Latina e Caraíbas, Portugal, Espanha e o Principado de Andorra.

    Para além de contributos remetidos ao MNE no âmbito da participação nacional nas Cimeiras Ibero-Americanas, que se desenrolam normalmente de dois em dois anos, no presente momento não existem projetos/iniciativas em curso a envolver entidades do Ministério da Economia e da Transição Digital.

    Atualmente, o Secretariado pro tempore da Conferência Ibero-Americana é assegurado pelo Principado de Andorra, sendo que a próxima Cimeira de Chefes de Estado e de Governo tem realização prevista para novembro de 2020, em Andorra.

    Portugal atribui relevância estratégica ao espaço ibero-americano, com o qual se partilham afinidades históricas e culturais específicas, vínculos políticos fortes e laços económicos, para além da existência de comunidades portuguesas e luso-descendentes muito relevantes e perfeitamente integradas na região. A pertença à CIB reforça o posicionamento internacional de Portugal no contexto multilateral e permite, para além disso, um reforço do relacionamento bilateral com cada um dos 19 países latino-americanos e das Caraíbas que partilham este espaço.

    Portugal faz-se representar, em regra, ao mais alto nível nas Cimeiras Ibero-Americanas, pelo Presidente da República e pelo Primeiro-Ministro, bem como pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros.


    Link: http://segib.org/pt-br/

    • Comunicar às Empresas
    • Brexit
    • Consultas Públicas
    • Questões e Sugestões
    • Simplex
    • COVID-19
    • Estamos ON
    66