Homepage
Direção-Geral das Atividades Económicas
    Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
    DGAE - topo

    Segunda Conferência sobre os Oceanos das Nações Unidas - Lisboa - 2 a 6 de junho de 2020

    Ocean Conference

    Entre 2 e 6 de junho de 2020, Lisboa vai acolher a Segunda Conferência sobre os Oceanos das Nações Unidas, no âmbito da implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14 da Agenda 2030, “Proteger a Vida Marinha”. O mote desta Conferência é “Reforçar a Ação dos Oceanos com base na Ciência e na Inovação para a Implementação do ODS14: Avaliação, Parcerias e Soluções”.

    A Conferência sobre os Oceanos de 2020 é coorganizada por Portugal e pelo Quénia, devendo adotar uma declaração intergovernamental sobre a ação climática, de carácter científico, bem como vários compromissos voluntários dos países. Assim, este evento de alto nível das Nações Unidas tem como objetivo mobilizar o apoio global para implementar, criar, conservar e utilizar, de uma forma sustentável, os mares, os oceanos e os recursos marinhos.

    Portugal tem-se posicionado no grupo líder de países que defendem uma economia azul competitiva e sustentável, apostando na investigação, na inovação e no empreendedorismo azul. Com efeito, Portugal é membro fundador do grupo (High-Level Panel for a Sustainable Ocean Economy) de 14 países que tem este objetivo, copresidido pela Noruega e o Palau.

    Neste âmbito, destacam-se, nas atuais frentes de ação do Governo português, duas reformas estruturais que estabelecem as bases para uma governação e exploração sustentável do mar, no quadro do combate às alterações climáticas: o Plano de Situação de Ordenamento do Espaço Marítimo e o Plano de Áreas Marinhas Protegidas.

    A Conferência sobre os Oceanos de Lisboa será a segunda reunião global sobre esta temática, após a Conferência dos Oceanos de Nova Iorque, em 2017, copresidida pela Suécia e pelas Fiji.

    Este evento deverá reunir representantes de Governos, ONG’s e outros setores da sociedade civil, do mundo académico, da comunidade científica, do setor privado e da filantropia. Para mais informações sobre o evento, consultar: https://www.un.org/en/oceanconference.

    • Comunicar às Empresas
    • Brexit
    • Consultas Públicas
    • Questões e Sugestões
    • Exportar para países extra-UE
    • Simplex
    66