Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Business Improvement District – BID/Uma oportunidade para as PME

BID

No dia 12 de setembro de 2019, pelas 10:30, teve lugar, nas instalações da Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE), a realização de um workshop subordinado ao tema Business Improvement District – BID/Uma oportunidade para as PME.

A atividade desenvolveu-se no âmbito do programa Sessões com a ACADEMIA, tendo como oradores o Professor Herculano Cachinho e o Doutor Pedro Guimarães, investigadores do Centro de Estudos Geográficos do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa.

O Professor Herculano Cachinho coordenada do projeto PHOENIX - Regeneração Urbana Liderada pelo Comércio e as Novas Formas de Governança, o qual pretende avaliar o potencial das iniciativas de regeneração urbana lideradas pelo comércio, promovidas pelas novas formas de governança que se difundiram nas cidades europeias.

Os Business Improvement Districts (BID) foram apresentados como um novo modelo de governança urbana, envolvendo atores do sector público e privado com o objetivo de revitalizar os centros de comércio das cidades.

Foi clarificado que a transferência do modelo BID para qualquer país implica o seu ajustamento às respetivas especificidades nacionais, no entanto, algumas das suas características, tais como: obrigatoriedade de delimitação de uma área de intervenção; a prestação de serviços complementares àqueles que tradicionalmente são fornecidos pelos poderes públicos e a cobrança compulsiva de uma taxa às empresas localizadas na área de intervenção para financiamento do plano de atividades e as despesas de manutenção do BID são transversais a todos os países.

A apresentação do modelo BID teve como premissa subjacente a importância da DGAE como um parceiro crucial no desenvolvimento do projeto PHOENIX tendo em vista as diversas etapas que, eventualmente, envolverão a implantação do modelo em Portugal.

  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões