Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Inquérito sobre o Acesso ao Financiamento das Empresas (SAFE) 2022


Encontra-se disponível o relatório do Inquérito ao Acesso ao Financiamento das Empresas (SAFE) para 2022.


O SAFE 2022 foi realizado pela Comissão Europeia em cooperação com o Banco Central Europeu. O âmbito geográfico do relatório abrange os 27 Estados-Membros da UE, Islândia, Liechtenstein e Noruega. 

Das mais de 15.000 empresas que responderam ao inquérito sobre o acesso ao financiamento (usos e fontes relevantes de financiamento, aplicação e resultado, necessidades e disponibilidade, finalidade e expectativas), 91% eram micro, pequenas e médias empresas com menos de 250 trabalhadores. As suas perceções entre março e agosto de 2022 foram recolhidas via entrevistas realizadas de setembro a outubro de 2022.


Os resultados deste inquérito destacam a diminuição da disponibilidade de financiamento e o aumento dos custos de financiamento (taxas de juros, requisitos de garantia) e custos de insumos (materiais e energia). Alguns dos destaques para o ano de 2022:


- As PME europeias testemunharam um aumento dos custos relacionados com materiais e energia

91% das empresas da UE relataram custos crescentes relacionados a materiais e energia. Apenas 1% das PME da UE afirmou que esses custos diminuíram. Esta foi a pior situação desde 2014.


- As PME europeias enfrentaram taxas de juros mais altas e requisitos de garantia mais rígidos para financiamento

Para as empresas da UE com financiamento bancário já implementado, 66% experienciaram um aumento nas taxas de juros. Apenas 2% disseram que suas taxas de juros melhoraram em 2022. Foi a pior posição em relação aos anos anteriores desde 2014.

Os requisitos de garantia aumentaram de acordo com 23% das PME da UE, que foi a segunda pior perceção depois de 2014.


- As empresas europeias uma deterioração na disposição dos bancos em fornecer crédito

9% das empresas da UE disseram que a disponibilidade de empréstimos bancários melhorou, enquanto 17% disseram que piorou. Esta é a pior situação desde 2014. 

Da mesma forma, 14% das empresas relataram melhorias no acesso ao crédito bancário, enquanto 15% relataram uma deterioração nos empréstimos bancários. Este foi o pior resultado desde 2014.

    

- As pequenas empresas europeias perspetivam que os empréstimos diminuam ainda mais em 2023

O otimismo das PME da UE em 2022 sobre as futuras possibilidades de empréstimos para 2023 foi o pior desde 2014: 8% consideram que a disponibilidade de empréstimos e crédito bancários irá melhorar, enquanto 38% esperam uma deterioração da disponibilidade para empréstimos bancários e de 33% para crédito.

   

Mais informação, nomeadamente, resultados para cada Estado-Membro da UE e para diferentes grupos de empresas, pode ser consultada AQUI 


01-03-2023

  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões