Homepage
Direção-Geral das Atividades Económicas
    Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
    DGAE - topo

    Acordo de Parceria Económica UE - Japão entra em vigor em fevereiro de 2019

    O Conselho de Ministros anunciou, a 20 de dezembro de 2018, a adoção do Acordo de Parceria Económica entre a UE e o Japão (ver https://twitter.com/EUCouncil/status/1075708092074086401).

    Concluído este último passo no processo de ratificação, o Acordo entrará em vigor a 1 de fevereiro de 2019.

    Este Acordo assume especial importância do ponto de vista económico, comercial e estratégico, quer para a UE, quer para o Japão. Trata-se de um Acordo ambicioso e abrangente, que poderá traduzir-se em benefícios significativos para as empresas (mais e melhores oportunidades de negócio) e para os consumidores (mais produtos, preços mais competitivos) de ambas as partes.

    O Japão é dos países mais desenvolvidos do mundo, com consumidores exigentes, sofisticados e com elevado poder de compra. E embora as empresas nacionais já exportem para o Japão, há ainda muito potencial por explorar neste mercado, seja em bens, seja em serviços, seja ainda em contratos públicos.

    Para mais pormenores sobre as oportunidades deste Acordo para as empresas nacionais, recomenda-se a consulta de documento informativo desta DGAE/MAEC, bastando clicar aqui.

    Poderá ainda consultar a página da Comissão Europeia dedicada a este Acordo:
    http://ec.europa.eu/trade/policy/in-focus/eu-japan-economic-partnership-agreement/

    • Comunicar às Empresas
    • Brexit
    • Consultas Públicas
    • Questões e Sugestões
    • Exportar para países extra-UE
    • Simplex
    66