Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Rede de Polos de Inovação Digital

Rede de Polos de Inovação Digital





Última atualização

05/01/2021

Candidaturas abertas para apresentação de propostas até dia 08 de janeiro às 19h00


Os Polos de Inovação Digital são redes colaborativas que incluem centros de competências digitais específicas, com o objetivo de disseminação e adoção das tecnologias digitais por parte das empresas, em especial, PME. 

Com esta iniciativa do Plano de Ação para a Transição Digital, Portugal pretende criar uma Rede de Polos de Inovação Digital para ampliar a digitalização das empresas, sobretudo das PME, bem como da administração pública.

A Rede Nacional estará interligada com a Rede Europeia, a criar pela Comissão Europeia no âmbito do Programa Europa Digital.

O reconhecimento dos Polos de Inovação Digital que farão parte de rede é efetuado através de concurso (Aviso n.º 01/2020 - Polos de Inovação Digital), no âmbito do qual as candidaturas são apresentadas em dois passos:

1. Preenchimento e submissão do formulário eletrónico até 08.01.2021 (19h00)

As propostas de Polos de Inovação Digital deverão ser efetuadas de acordo com o formulário eletrónico de candidatura disponível na Consola de Cliente do IAPMEI.

Para efeitos de preparação da candidatura, poderá ser consultada a estrutura indicativa do formulário.

Após submissão do formulário, os candidatos poderão ser convidados a participar no evento europeu online de networking, “Gearing up towards European Digital Innovation Hubs, a realizar nos dias 26 e 27 de janeiro, promovido pela Comissão Europeia, o Ministério da Economia do Luxemburgo e o DIHnet


2. Submissão da Memória Descritiva até 05.02.2021 (19h00)

De forma a completar o processo de candidatura, as propostas deverão ser complementadas com uma Memória Descritiva, que fundamenta o mérito do projeto em cada uma das três dimensões de avaliação: Relevância, Implementação e Impacto.

A Memória Descritiva, cujo template consta do anexo ao aviso de concurso, será submetida eletronicamente, em anexo ao formulário eletrónico de candidatura.

Para mais esclarecimentos sobre o processo contacte: polosdeinovacaodigital@iapmei.pt.


LIGAÇÕES ÚTEIS:

FAQ
Concurso Polos de Inovação Digital I Preguntas Frequentes

Legislação Nacional:

Aviso n.º 01/2020 - Polos de Inovação Digital | Concurso para Reconhecimento dos Polos de Inovação Digital e de Acesso à Rede Europeia
Despacho n.º 12046/2020 - Regulamento do Processo de Reconhecimento dos Polos de Inovação Digital e de Acesso à Rede Europeia


Outras Ligações:

Portugal Digital | Plano de Ação para a Transição Digital

Digital Innovation Hubs as policy instruments to boost digitalisation of SMEs | Handbook & Goodpractices

Manual prático que procura fornecer informações sobre como estabelecer um novo Polo de Inovação Digital ou reforçar os existentes.

European Digital Innovation Hubs in Digital Europe Programme | Draft working document

Documento de trabalho relativo à implementação da Rede Europeia de Polos de Inovação Digital no âmbito do Programa Europa Digital.


15-12-2020

  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões