Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Portugal ocupa a 15.ª posição na edição de 2022 do DESI

Na edição de 2022 do índice de Digitalidade da Economia e Sociedade (IDES), Portugal classifica-se em 15.º lugar entre os 27 Estados-Membros da UE, uma posição acima do resultado da edição do ano anterior, refletindo os esforços de desenvolvimento digital da sociedade e da economia nacionais. 


Portugal ocupa a 14.ª posição na Dimensão “Capital Humano”, conquistando quatro posições em relação a 2021, posicionando-se ligeiramente acima da média da UE, destacando-se os resultados obtidos nos indicadores relativos à percentagem de mulheres especialistas em TIC e às empresas que fornecem formação em TIC.  


Destaque ainda para a Dimensão “Integração das Tecnologias Digitais”, onde Portugal ocupa o 12.º lugar, subindo cinco posições no ranking, em relação ao ano passado. Para tal, muito contribuiu a performance dos indicadores referentes à partilha de informação por via eletrónica, que ultrapassa largamente a média da UE (52% versus 38%) e a utilização de meios de comunicação social pelas empresas. Portugal assume ainda uma posição de liderança na adoção de Inteligência Artificial e na percentagem de empresas que utilizam as TIC com um grau de intensidade média/alta em prol da sustentabilidade ambiental (86%), significativamente acima da pontuação média da UE (66%).


Na Dimensão “Serviços Públicos Digitais”, Portugal encontra-se alinhado com a média da UE, posicionando-se na 14.ª posição. Releva-se, nesta dimensão, o desempenho acima da média europeia no que se refere a serviços públicos digitais direcionados aos cidadãos. Nos serviços públicos digitais para empresas, o desempenho nacional situa-se ao nível da média da UE.


Já na Dimensão “Conectividade”, Portugal ocupa a 18º posição. Apesar de apresentar um dos melhores desempenhos em cobertura de banda larga rápida e cobertura de rede fixa de muito alta capacidade, graças à coexistência bem-sucedida de investimento público e privado, o indicador que corresponde à cobertura 5G penaliza significativamente a posição nacional nesta Dimensão.


Refira-se que onze dos indicadores do IDES de 2022 aferem a concretização das metas definidas na Década Digital. No futuro, o IDES será alinhado de forma ainda mais estreita com a Década Digital, de modo a garantir que todas as metas sejam abordadas nos relatórios.


29-07-2022




  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões