Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Política Comercial da UE - Que futuro?

A Comissão Europeia iniciou, a 16 de junho de 2020, consulta pública dirigida ao Parlamento Europeu, aos Estados-Membros e a todas as partes interessadas sobre a revisão da política comercial da UE. Esta consulta, a decorrer até 19 de setembro, tem como objetivo recolher  diferentes perspectivas sobre o futuro da política comercial da UE, de modo a que o resultado final possa responder aos novos desafios globais e apoiar o Plano de Recuperação da UE pós-COVID 19.

Phil Hogan, Comissário responsável pelo Comércio, comentou: «A atual pandemia está a redefinir os contornos do mundo como o conhecemos e a nossa política comercial deve adaptar-se para ser mais eficaz na prossecução dos interesses europeus. Por isso nos dirigimos aos nossos cidadãos e às partes interessadas para que nos ajudem a desenvolver uma estratégia específica para a política comercial da UE no mundo pós-coronavírus. Queremos que a nossa política continue a beneficiar as populações e as empresas europeias, reforçando as nossas ambições de liderança mundial numa série de domínios, adotando simultaneamente uma abordagem mais firme para nos defendermos de eventuais intervenções hostis ou abusivas. Temos de manter o comércio livre e justo, assente em regras adequadas, tanto na UE-27 como ao nível mundial. Com este exercício, damos voz a todas as partes interessadas.»

A consulta abrange todos os temas relevantes da política comercial da UE, com especial destaque para os seguintes aspetos: reforço das relações comerciais e de investimento com parceiros comerciais estratégicos;  criação de oportunidades comerciais à escala global para as empresas e, em particular, para as pequenas e médias empresas; contribuição para uma economia da UE resiliente e sustentável; proteção das empresas europeias contra práticas desleais dentro e fora da UE; maximização do contributo da política comercial para fazer face aos grandes desafios globais, como as alterações climáticas, o desenvolvimento sustentável ou a transição digital.

Para mais informações sobre esta consulta e como participar, aceda ao website da Comissão Europeia ou à nota de consulta.

Para mais informações sobre o Plano de Recuperação da UE pós-COVID 19, aceda ao website da Comissão Europeia dedicada a este tema.

17-06-2020

  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões
  • TALKS 30 anos do mercado único europeu