Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Matérias-Primas: Comissão disponibiliza plataforma RMIS para apoio às empresas








Com vista a fornecer às empresas informação relevante sobre matérias-primas e que poderá ser determinante à sua atividade, a Comissão Europeia desenvolveu a plataforma sobre matérias-primas primárias e secundárias RMIS.


O RMIS ou ‘Sistema de Informação sobre Matérias-Primas’ é a plataforma de referência da Comissão Europeia, desenvolvida em parceria com o Centro Comum de Investigação (JCR) e a Direção-Geral do Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e PME (DG GROW).


Esta ferramenta contém informação sobre matérias-primas primárias e secundárias, organizada em painéis para facilitar o manuseamento da plataforma e a consulta de dados.


Entre os painéis encontram-se destaques para política e legislação, análises sobre a guerra russa na Ucrânia, resiliência e segurança das cadeias de abastecimento, dashboards, os perfis das matérias-primas e dos países, economia circular e desperdício, sustentabilidade social, economia e comércio, previsões e cadeias de valor, entre outros.


A plataforma está em permanente atualização, é de acesso livre e encontra-se disponível no seguinte endereço: https://rmis.jrc.ec.europa.eu/ 


Além da plataforma, recomenda-se a leitura, por empresas e eventuais interessados, do Plano de Ação sobre Matérias-Primas Críticas, aprovado em setembro de 2020 pela Comissão, o qual inclui diversas ações, em curso, que procuram dar resposta a 3 objetivos estratégicos: a circularidade, a mineração sustentável, e o aprovisionamento responsável.


Outros regulamentos fundamentais que poderão ser do interesse da indústria e das associações são o Regulamento de baterias e respetivos resíduos (2020), o Regulamento sobre transferências de resíduos (2021) e a proposta do novo Regulamento Ecodesign para produtos sustentáveis.


Mais informação sobre matérias-primas pode ser consultada na página da Comissão Europeia.


13-07-2022




  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões