Homepage
Direção-Geral das Atividades Económicas
    Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
    DGAE - topo

    Sistemas específicos de gestão de resíduos

    O Decreto-Lei n.º 152-D/2017, de 11 de dezembro, unificou o regime da gestão de fluxos específicos de resíduos sujeitos ao princípio da responsabilidade alargada do produtor, transpondo as Diretivas n.ºs 2015/720/UE, 2016/774/UE e 2017/2096/UE.

    Procedeu-se, assim, no quadro do programa de simplificação e consolidação legislativa que o Governo tem vindo a promover, à revogação dos diplomas relativos à gestão de fluxos específicos de resíduos de embalagens, de óleos usados, de pneus usados, de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, de resíduos de pilhas e acumuladores e de veículos em fim de vida e demais legislação regulamentar, concentrando num único diploma o regime jurídico dos fluxos específicos de resíduos assentes no princípio da responsabilidade alargada do produtor.

    No âmbito dos sistemas integrados de gestão de resíduos, as entidades gestoras encontram-se sujeitas aos princípios e objetivos de gestão estabelecidos no Decreto-Lei n.º 152-D/2017, de 11 de dezembro e nas respetivas licenças.

    As entidades gestoras dos sistemas integrados deverão garantir, nomeadamente a estruturação de uma rede de recolha seletiva, o financiamento dos custos de triagem, armazenagem, transporte, tratamento e valorização dos resíduos de embalagens depositados nas redes de recolha seletiva e o cumprimento de metas de recolha e objetivos mínimos de valorização.


    Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos de Embalagens (SIGRE)

    As entidades gestoras licenciadas em Portugal para a gestão de embalagens e resíduos de embalagens são as seguintes:

    • Sociedade Ponto Verde  (Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens, S.A);

     > Licença

    • Novo Verde ( Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens, S.A);

     > Licença

    • Amb3E (Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos).

     > Licença

    Documentação SIGRE

    Contrato tipo entre Entidade Gestora e Sistema de Gestão de Resíduos Urbanos;
    Especificações Técnicas dos Resíduos de Embalagens provenientes da recolha seletiva
    Especificações Técnicas dos Resíduos de Embalagens provenientes da recolha indiferenciada;
    Relatório Anual de Atividades (Resumo) - Matérias a abordar
    Relatório Anual de Atividades - Matérias a abordar.

    Sistema Integrado de Embalagens e Resíduos de Embalagens e Medicamentos (SIGREM)

    A VALORMED (Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens e Medicamentos, Lda), é a única entidade gestora atualmente licenciada no âmbito do SIGREM.

     > Licença
     > Relatório Resumo - Matérias a abordar
     > Relatório Anual de Atividades - Matérias a abordar 


    Sistema Integrado de Embalagens e Resíduos de Embalagens em Agricultura (VALORFITO)

    A SIGERU (Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura, Lda) é a única entidade gestora atualmente licenciada para a gestão de um sistema de resíduos de embalagens de produtos fitofarmacêuticos, biocidas de controlo de animais prejudiciais e biocidas de proteção da madeira e sementes destinadas a utilização profissional.

     > Licença
     > Relatório Anual de Atividades Resumo - Matérias a abordar
     > Relatório Anual de Atividades - Matérias a abordar


    Sistema Integrado de Gestão de Óleos Novos e Óleos Usados

    A SOGILUB (Sociedade de Gestão Integrada de Óleos Lubrificantes Usados, Lda), é a única entidade gestora atualmente licenciada para a gestão de óleos novos e óleos usados.

     > Licença


    Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados (SGPU)


    A VALORPNEU – Sociedade de Gestão de Pneus, Lda., obteve a licença como entidade gestora de um Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados (SGPU), pela primeira vez, a 7 de outubro de 2002, para um período de 5 anos.

    Posteriormente, e depois de prorrogada a sua licença por um ano, através do Despacho Conjunto n.º 4948/2008, de 25 de fevereiro, foi concedida uma nova licença à VALORPNEU, através do Despacho n.º 31203/2008, de 11 de novembro, para a gestão de um sistema integrado do fluxo específico de pneus usados.

    A referida licença foi alterada e prorrogada através do Despacho n.º 19692/2009, de 29 de abril, e novamente prorrogada através do Despacho n.º 8213/2014, de 7 de maio, vigente desde 1 de janeiro de 2014 e automaticamente renovável até à emissão de nova licença.

     > Licença 
     > Alteração da Licença 
     > Prorrogação da Licença 
     > Nova Licença


    Sistema Integrado de Gestão de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos e Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos - SIGREEE

    As entidades gestoras licenciadas em Portugal para a gestão de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos são as seguintes:

    Entidade Gestora Amb3E (Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos)

     > Licença 
     > Prorrogação da Licença Amb3E
     > NOVA Licença

     Entidade Gestora ERP Portugal (Associação Gestora de Resíduos)

     > Licença 
     > Prorrogação da Licença ERP Portugal
     > NOVA Licença
     
    Entidade Gestora WEEECYCLE (Associação de Produtores de Equipamento Elétricos e Eletrónicos)

     > Licença


    Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Pilhas e Acumuladores

    As entidades gestoras licenciadas em Portugal para a gestão de resíduos de pilhas e acumuladores (com diferentes âmbitos de atuação) são as seguintes:

    •  Ecopilhas – (Sociedade Gestora de Resíduos de Pilhas e Acumuladores, Lda.)
     
    De acordo com a atual licença são revogados os n.ºs 2 e 3 do Despacho n.º 1534/2016, de 18 de janeiro, mantendo-se, até 30.06.2018, a licença atribuída à Titular, em 24 de fevereiro de 2010, através do Despacho n.º 3863/2010, para o exercício da atividade de gestão de resíduos de pilhas e acumuladores portáteis e de resíduos de pilhas e acumuladores industriais, enquanto entidade gestora do sistema integrado, e cujo prazo de vigência foi prorrogado através do Despacho n.º 1534/2016, de 18 de janeiro.


    > Licença  
    > Prorrogação da licença
    > Licença Ecopilhas – Em vigor desde 1 de janeiro de 2018


    •  VALORCAR – (Sociedade de Gestão de Veículos em Fim de Vida, Lda.)

    A atual licença prevê a revogação dos n.ºs 2 e 4 do Despacho n.º 1056/2015, de 19 de janeiro, mantendo-se, até 30.06.2018, a licença atribuída à Titular, em 14 de julho de 2009, através do Despacho n.º 16781/2009, para o exercício da atividade de gestão de resíduos de baterias e acumuladores para veículos automóveis e de resíduos de baterias e acumuladores industriais, enquanto entidade gestora do sistema integrado, e cujo prazo de vigência foi prorrogado através do Despacho n.º 1056/2015, de 19 de janeiro.

     > Licença  
     > Prorrogação da licença
     > Licença Valorcar - Em vigor desde 1 de janeiro de 2018


    •  Amb3E – (Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos)

    De acordo com a atual licença são revogados os n.ºs 2 e 3 do Despacho n.º 1534/2016, de 18 de janeiro, mantendo-se, até 30.06.2018, a licença atribuída à Titular, em 24 de fevereiro de 2010, através do Despacho n.º 3863/2010, para o exercício da atividade de gestão de resíduos de pilhas e acumuladores portáteis e de resíduos de pilhas e acumuladores industriais, enquanto entidade gestora do sistema integrado, e cujo prazo de vigência foi prorrogado através do Despacho n.º 1534/2016, de 18 de janeiro.

    > Licença 
    > Prorrogação da licença
    > Licença Amb3E - Em vigor desde 1 de janeiro de 2018


    •  ERP Portugal – (Associação Gestora de Resíduos)

    A atual licença prevê a revogação dos n.ºs 2 e 3 do Despacho n.º 1534/2016, de 18 de janeiro, mantendo-se, até 30.06.2018, a licença atribuída à Titular, em 24 de fevereiro de 2010, através do Despacho n.º 3863/2010, para o exercício da atividade de gestão de resíduos de pilhas e acumuladores portáteis e de resíduos de pilhas e acumuladores industriais, enquanto entidade gestora do sistema integrado, e cujo prazo de vigência foi prorrogado através do Despacho n.º 1534/2016, de 18 de janeiro.

    > Licença 
    > Prorrogação da licença
    > Licença ERP Portugal - Em vigor desde 1 de janeiro de 2018


    •   GVB – (Gestão e Valorização de Baterias, Lda.)

    Foi revogado pela nova licença, o n.º 2 do Despacho n.º 1428/2016, de 18 de janeiro, mantendo-se, até 30.06.2018, a licença atribuída à Titular, a 15 de março de 2010, através do Despacho n.º 5186/2010, para o exercício da atividade de gestão de resíduos de baterias e acumuladores para veículos automóveis e de resíduos de baterias e acumuladores industriais, enquanto entidade gestora do sistema integrado, e cujo prazo de vigência foi prorrogado através do Despacho n.º 1428/2016, de 18 de janeiro.

     > Licença  
     > Prorrogação da Licença
     > Licença GVB - Em vigor desde 1 de janeiro de 2018


    Veículos em Fim de Vida

    A VALORCAR (Sociedade de Gestão de Veículos em Fim de Vida, Lda.) é a única entidade gestora atualmente licenciada para a gestão de veículos em fim de vida.

    Nos termos da nova licença, é revogado o n.º 2 do Despacho n.º 5959/2016, de 4 de maio, mantendo-se, até 31.07.2018, a licença atribuída à Titular, para o exercício da atividade de gestão de veículos em fim de vida, enquanto entidade gestora do sistema integrado, à data, regulado pelo Decreto–Lei n.º 196/2003, de 23 de agosto.

    Licença da Valorcar

     > Licença  
     > Prorrogação da Licença
     > Licença Valorcar - A vigorar a partir de 1 de agosto de 2018

     

    • Comunicar às Empresas
    • Brexit
    • Consultas Públicas
    • Questões e Sugestões
    • Exportar para países extra-UE
    • Simplex
    66