Homepage
Direção-Geral das Atividades Económicas
    Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
    DGAE - topo

    O empreendedorismo, representa uma componente fundamental numa economia de mercado globalizada e competitiva, enquanto impulsionador do emprego e do crescimento económico, encontrando-se por isso no centro da política económica.

    As vantagens associadas ao empreendedorismo são claras: criação de novas empresas, maior investimento na economia, criação de novos empregos, a promoção da competitividade e da inovação.
    O empreendedorismo associa criatividade, inovação e a capacidade de correr riscos.

    Educar para o empreendedorismo deve ser por isso incentivado, com a participação ativa das organizações, cidadãos, empresas e outros stakeholders.

    O desenvolvimento de atitudes e comportamentos empreendedores é reconhecido por todos os Estados-membros como uma prioridade de atuação. Neste âmbito a União Europeia tem vindo a promover o empreendedorismo como fator chave da competitividade e já destacou a importância de fomentar uma cultura empreendedora europeia.

    Faz também parte integrante dos princípios que constituem a iniciativa da União Europeia Small Business Act para a Europa e adotada por todos os Estados membros. Esta iniciativa pretende melhorar a abordagem política global do empreendedorismo, de modo a ancorar irreversivelmente o princípio «Think Small First» na definição das políticas, promovendo o crescimento das PME ajudando-as a ultrapassar os problemas que ainda travam o seu desenvolvimento.

    Portugal possui empresas e empreendedores de grande qualidade, capazes de competirem nos mercados globais. De acordo com a SBA Fact Sheet 2017, apresenta em matéria de empreendedorismo, um desempenho acima da média da U.E.
    • Comunicar às Empresas
    • Brexit
    • Consultas Públicas
    • Questões e Sugestões
    • Exportar para países extra-UE
    • Simplex
    66