Homepage
Direção-Geral das Atividades Económicas
    Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
    DGAE - topo


    A Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (UNCTAD no acrónimo em inglês) foi criada em 1964, com vista a integrar os países em desenvolvimento na economia mundial e contribuir para a erradicação da pobreza. Juntamente com outros departamentos e agências da ONU, mede o progresso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, conforme estabelecido na Agenda 2030.

    A UNCTAD está sediada em Genebra (Suíça), e tem representações em Nova Iorque e Addis Abeba. Atualmente, 195 países são Membros da UNCTAD. Os trabalhos desenvolvidos no quadro desta Organização procuram orientar o debate das políticas relacionadas com o desenvolvimento.

    A cada três dias, recebe uma solicitação de assistência técnica de um país em desenvolvimento. Em 2018, foram executados mais de 30 programas, consistindo em 253 projetos em 142 países.

    A Instituição tem três funções principais:

    • Funciona como um local de debate, onde se procura criar consenso entre os Membros;
    • Efetua trabalhos de pesquisa, de análise e reúne dados;
    • Concede assistência técnica adaptada às necessidades dos países em desenvolvimento, em particular aos países menos avançados (PMA) e aos designados países em transição. Coopera, ainda, com outras instituições e países que concedem assistência técnica.

    O atual Secretário-Geral da UNCTAD, Mukhisa Kituy (Quénia), encontra-se em funções desde 1 de setembro de 2013. A principal função do Secretariado é a de colaborar com os Governos dos Estados Membros, comunicar com os organismos das Nações Unidas e as comissões regionais, bem como com as instituições governamentais, organizações não governamentais e o sector privado.

    O Órgão supremo da UNCTAD é a Conferência dos Estados Membros, que se reúne todos os 4 anos para analisar as questões relativas ao comércio e desenvolvimento, debater opções políticas e definir meios de ação à escala mundial. A Conferência define também as prioridades de trabalho da Organização para os quatro anos seguintes.

    Realizaram-se, até ao momento, catorze Conferências da UNCTAD, tendo a última ocorrido em Nairobi, no Quénia, em julho de 2016. Neste evento, os países membros chegaram a um consenso quanto ao documento "Moving towards an inclusive and equitable global economic environment for trade and development", o qual identifica tendências e aponta direções a seguir em termos de políticas de desenvolvimento, tendo presente a ligação entre o comércio internacional e o desenvolvimento sustentável.

    A próxima Conferência Ministerial da UNCTAD (UNCTAD XV) está prevista para 18 a 23 de outubro de 2020, em Bridgetown, Barbados.

    Como possíveis temas em discussão na próxima sessão, salientam-se: economia criativa, economia azul, prioridades das pequenas ilhas e dos países menos avançados, equilíbrio de género, impacto das alterações climáticas no comércio internacional, políticas da concorrência e de proteção dos consumidores.

    Portugal faz-se representar habitualmente, na Conferência Ministerial, por membros do Governo, nomeadamente do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Ministério da Economia.

    • Comunicar às Empresas
    • Brexit
    • Consultas Públicas
    • Questões e Sugestões
    • Simplex
    • COVID-19
    • Estamos ON
    66