Homepage
Direção-Geral das Atividades Económicas
    Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
    DGAE - topo

    No âmbito do "Pilar Económico" da CPLP, teve lugar em Luanda, a 12 de maio de 2012, a Iª Reunião de Ministros do Comércio (RMC) dos Países da CPLP, a qual veio dar cumprimento à Resolução sobre Cooperação Económica e Empresarial, aprovada na XVI Reunião do Conselho de Ministros da CPLP (Luanda, julho de 2011), no sentido do fortalecimento da dimensão da cooperação económica, financeira e empresarial da Comunidade. Portugal fez-se representar pelo então Ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira

    No âmbito dos trabalhos preparatórios, em que a DGAE participou, realizou-se uma reunião de peritos em fevereiro de 2012, na qual foram propostos ações e mecanismos necessários ao impulso, aprofundamento e facilitação da cooperação económica e empresarial no espaço da CPLP. Desta reunião resultou um documento de conclusões, intitulado "Aliança Estratégica para a Promoção do Comércio e Crescimento" que, para além identificar os clusters para uma maior focalização da cooperação económica e empresarial, apresentou recomendações e propostas de mecanismos a criar, agrupados em quatro eixos de cooperação, a saber: (i) melhoria do ambiente de negócios para a promoção do comércio; (ii) melhoria do ambiente de negócios para a promoção do investimento; (iii) capacitação empresarial; (iv) questões de financiamento.

    Mais recentemente, a 24 de fevereiro de 2016, realizou-se em Díli a 2.ª Reunião de Ministros do Comércio da CPLP. O evento ministerial foi antecedido de uma reunião preparatória de pontos focais (dia 22) e de um ciclo de conferências sobre comércio (dia 23). No dia seguinte, teve lugar o I Fórum Económico Global da CPLP (25 a 27 de fevereiro), organizado pela Confederação Empresarial (CE-CPLP) e pela União dos Exportadores (UE-CPLP), em colaboração com o Governo timorense.

    Link: https://www.cplp.org/

    • Comunicar às Empresas
    • Brexit
    • Consultas Públicas
    • Questões e Sugestões
    • Exportar para países extra-UE
    • Simplex
    66