Homepage
Direção-Geral das Atividades Económicas
    Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
    DGAE - topo

     

     

     

     

     

    ENQUADRAMENTO

    O Programa Capitalizar é o programa estratégico nacional de apoio à capitalização das empresas, à retoma do investimento e ao relançamento da economia. Áreas prioritárias: Investimento, Financiamento e Capital.

    Eixos estratégicos de intervenção

    EIXO I - Simplificação Administrativa e Enquadramento Sistémico;
    EIXO II - Fiscalidade;
    EIXO III - Reestruturação Empresarial;
    EIXO IV - Alavancagem do Financiamento e do Investimento;
    EIXO V - Dinamização do Mercado de Capitais.

    EIXO IV – ALAVANCAGEM DE FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO

    Neste Eixo pretende-se estimular a diversificação das fontes de financiamento alternativas ao crédito bancário e a captação de poupança interna para o investimento, bem como o alargamento da base de investidores estrangeiros, e o acesso aos fundos estruturais do Portugal 2020 e de outros programas de financiamento da União Europeia.

    Principais linhas ativas:

    Linha Capitalizar 2018 - Destinada a apoiar micro, pequenas e médias empresas ou outras empresas,  com volume de negócios igual ou inferior a 150 milhões de euros e que não integrem grupos empresariais, cuja faturação consolidada seja superior a 200 milhões de euros.

    Coordenada pela PME Investimentos e pela SPGM, esta linha de crédito no valor de 1.600 milhões de euros, está subdividida em 6 Linhas Específicas:

    a. Linha “Micro e Pequenas Empresas”
    b. Linha “Indústria 4.0 – Apoio à Digitalização”
    c. Linha “Fundo de Maneio”
    d. Linha “Plafond de Tesouraria”
    e. Linha Investimento - Dotação geral e dotação “Projetos 2020”
    f. Linha de Crédito de Apoio às Empresas com Exposição ao Brexit. Linha especifica criada ao abrigo do Protocolo relativo à Linha de Crédito Capitalizar 2018

    Para mais informações aceder a: https://www.pmeinvestimentos.pt/linhas-de-credito/linha-capitalizar-2018/

    Linha Capitalizar Midcaps - Tranche A em operação.
    A linha de financiamento IFD Capitalizar Mid Caps, no montante de 200 milhões de euros, visa oferecer às PME  e Mid Caps portuguesas financiamento de longo prazo com menor custo, mediante a transferência para as empresas de condições de funding mais competitivas obtidas pela IFD junto de instituições financeiras internacionais.

    A verba alocada a esta linha corresponde a uma primeira tranche de um financiamento de €100 milhões, de um montante global aprovado de €250 milhões, concedido, à IFD, pelo Banco Europeu de Investimento (BEI). Os Intermediários Financeiros, são Instituições de crédito portuguesas, tendo já sido assinados acordos com o Millennium BCP e com o Novo Banco.

    Linha Capitalizar Exportações (ainda não disponível)
    Esta linha com uma dotação de 600 milhões de euros, visará apoiar as empresas portuguesas que pretendem exportar mais, apoiando-as na sua atividade e investimentos mas também na sua relação com os clientes, ao permitir-lhes participar no financiamento dos clientes.

    Linha Capitalizar Mais  - Apoio ao financiamento de PME com projetos de reforço da capacitação empresarial para o desenvolvimento de novos produtos e serviços, ou com inovações ao nível de processos ou produtos.

    Para mais informações aceder a Linha capitalizar Mais ou através de: capitalizarmais@ifd.pt

     

     
    • Comunicar às Empresas
    • Brexit
    • Consultas Públicas
    • Questões e Sugestões
    • Exportar para países extra-UE
    • Simplex
    66