Homepage
Direção-Geral das Atividades Económicas
    Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
    DGAE - topo

     

     

     

     

     

    ENQUADRAMENTO

    A iniciativa Portugal i4.0 foi lançada com o objetivo de identificar as necessidades do tecido industrial português e orientar medidas (públicas e privadas) com vista a atingir três objetivos centrais:

    • Acelerar a adoção das tecnologias e conceitos da Indústria 4.0 no tecido empresarial português;
    • Promover empresas tecnológicas portuguesas a nível internacional;
    • Tornar Portugal um polo atrativo para o investimento no contexto Indústria 4.0. 

    A metodologia desenvolvida nesta iniciativa materializou-se num pacote de recomendações para o desenvolvimento de cerca de 60 medidas organizadas por seis eixos de atuação prioritária, e que focam desde o desenvolvimento do capital humano nacional à adaptação legal e normativa de suporte ao processo de digitalização da economia.

    PRINCIPAIS EIXOS DE ATUAÇÃO

    a. Capacitação de Recursos Humanos;
    b.  Startup i4.0;
    c. Ecossistema de Cooperação;
    d. Internacionalização;
    e. Adaptação Legal e Normativa;
    f. Financiamento/ Apoio ao Investimento


    EIXO DE ATUAÇÃO FINANCIAMENTO/INVESTIMENTO

    As políticas públicas de financiamento a empresas estão focadas em desenvolver um conjunto de mecanismos de financiamento destinados a projetos de âmbito i4.0, de forma a acelerar os investimentos e a adesão por parte do tecido empresarial nacional.

    Mecanismos de financiamento:

    •  Avisos específicos i4.0 no âmbito do PT 2020          

    Lançamento de avisos específicos para a Indústria 4.0, com uma mobilização de até 2,26 mil milhões de euros de incentivos, através do Portugal 2020, para a consciencialização, adoção e massificação de tecnologias associadas ao conceito de Indústria 4.0.

    Projetos produtivos e de qualificação

    a. Vales i4.0;
    b. Projetos Inovação Produtiva,
    c. Projetos de Qualificação e Internacionalização de PME (incluindo Contratação de Técnicos i4.0 nos Projetos de Qualificação de PME).

    Projetos ID&T

    d. Projetos ID&T individuais;
    e. Projetos ID&T em copromoção

    Para aceder a todas as informações sobre abertura de avisos específicos para a indústria 4.0, no âmbito do Portugal 2020 consultar: http://www.poci-compete2020.pt/Avisos/

    • Reforço do papel dos Centros Tecnológicos

    Financiamento plurianual de base dos Centros de Interface

    No âmbito desta iniciativa pretende-se garantir condições aos Centros de Interface Tecnológico (CIT) para trabalharem mais e melhor com as empresas, tendo como contrapartida a exigência da sua atuação refletida na avaliação dos seus planos de atividades, e a definição de metas de médio-longo prazo. Pretende-se aumentar a capacidade de I&D e inovação nas PME, potenciando a sua ligação ao sistema de inovação através dos CIT.

    Entidades responsáveis: Ministério da Economia e a ANI-Agência Nacional de Inovação, em articulação com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Ministério do Ambiente Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e IAPMEI

    Beneficiários: Entidades reconhecidas como Centros Interface (CI) nos termos do número 3 do artigo 7º da Portaria nº 258/2017, de 21 de agosto.

    O acesso ao financiamento a atribuir far-se-á por meio de candidaturas apresentadas no âmbito de procedimento concursal nos termos previstos no (s) Aviso (s) de Abertura de Candidaturas, publicado (s) na página da internet da ANI - Agência Nacional de Inovação S.A. em: http://ani.pt/programa-interface/

    Para mais informações aceder a Comunicar às Empresas/Financiamento para as Empresas/Programa Interface

     

     

     
    • Comunicar às Empresas
    • Brexit
    • Consultas Públicas
    • Questões e Sugestões
    • Exportar para países extra-UE
    • Simplex
    66